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Preços de e-commerce voltam a subir em agosto

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

O índice e-Flation registrou, no mês de agosto, inflação de 2,38% nos preços praticados pelos sites de e-commerce no país, um aumento de 2,93 p.p. em relação a julho, quando se apontou deflação de 0,55%. O índice do período também é maior se comparado a agosto do ano anterior, em que se apontava inflação de 0,80% (aumento de 1,58 p.p.).

No acumulado dos últimos 12 meses, o índice mostra deflação de 0,29% com queda de 1,29 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2013 (quando se apurou inflação de 1,00%).

Apenas duas categorias apresentaram deflação em agosto: Brinquedos (0,69%) e Telefonia e Celulares (0,93%). Já Eletroeletrônicos (5,11%), Informática (1,69%), CDs e DVDs (4,04%), Cine Foto (3,33%), Livros (4,8%), Medicamentos’ (3,12%) e Perfumes e Cosméticos (2,54%) contabilizaram inflação.

“A queda dos preços no mês anterior se deve à situação geral do mercado que limita o poder de compra do consumidor, mas a inflação deste mês reflete mais o impacto de aumento de custos dos produtos e alguma tentativa de recomposição de margem”, avalia Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do PROVAR/FIA.

A pesquisa foi desenvolvida pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e com a Íconna Monitoramento de Preços no E-commerce e tem como proposta inspecionar os preços e suas respectivas variações no mercado online de produtos do Brasil, além das tendências de consumo pela internet.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês seguinte. Os itens das categorias analisadas são os mais anunciados e procurados nos sites de comércio online.

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