Até agora, em 2014, clientes fizeram quase 9 milhões de perguntas no Facebook e no Twitter juntos
A Socialbakers divulgou os números do terceiro trimestre das marcas mais dedicadas socialmente, o já tradicional Socially Devoted. A empresa afirma que os números do último trimestre sobre as marcas socialmente dedicadas não mentem, fãs querem interagir com as marcas. A realidade é que quanto mais focada no atendimento ao cliente social, mais interações ela terá.
Apesar de apenas 5% de marcas no Facebook serem socialmente dedicadas, elas recebem metade de todas as perguntas – e respondem mais de 75% delas em menos de 15 horas. Há mais marcas socialmente dedicadas no Twitter e também maior volume de perguntas feitas, mas, como acontece com o Facebook, as marcas comprometidas com o atendimento ao cliente social, o Twitter domina em termos de demanda. No Twitter, 7% das marcas globais que são socialmente dedicadas contabilizam 63% das respostas totais.
A cada trimestre, a empresa examina as marcas globais mais comprometidas socialmente em todos os setores no Facebook e no Twitter. Então, define o padrão para o que significa ser socialmente dedicado – a Socialbakers acredita firmemente que as marcas devem responder a, pelo menos, 65% das perguntas enviadas por fãs, e busca reconhecer aquelas capazes de alcançar este objetivo. As percepções da empresa dão às marcas uma referência ou benchmark a partir daquelas que tomam a frente no cuidado com o cliente social.
Os clientes continuarão a se voltar para o social, a levantar sua voz até que sejam ouvidos.
O volume de perguntas está crescendo, e os resultados do 2º trimestre indicam que apenas 18% das marcas no Facebook com páginas grandes (mais de 500.000 fãs) alcançaram o status de Socialmente Dedicadas. No Twitter, apenas 2% das marcas com mais de 500.000 seguidores são socialmente dedicadas, enquanto que 8% das marcas de tamanho médio atenderam ao padrão da Socialbakers. Apesar de a mídia social ter se tornado o lugar dominante onde clientes querem ser ouvidos, 82% das maiores marcas no Facebook e 98% no Twitter não estão atendendo à demanda. Mais de dois milhões de perguntas ficaram sem resposta no Facebook e no Twitter juntos.
Melhorar o atendimento ao cliente social continuará a ganhar força na mesma medida que o volume de perguntas cresce. As marcas podem ‘enfiar a cabeça na areia’ destes espaços muito públicos – o que é quase certeza que prejudicarão sua reputação – ou podem interagir com seus clientes e tentar gerenciar as conversas sociais que acontecem em torno de sua marca.
A Socialbakers também permite que empresas saibam o quanto sua marca é socialmente dedicada. Verificar aqui.
Perguntas e respostas por país:
País | Contagem de id | Soma do toal de perguntas | Soma de perguntas respondidas | Média do tempo de resposta (min) |
Estados Unidos | 1915 | 687074 | 187509 | 735 |
Reino Unido | 1505 | 599523 | 297478 | 754 |
Brasil | 674 | 116262 | 48033 | 1833 |
México | 670 | 106957 | 36475 | 965 |
Alemanha | 333 | 38329 | 22006 | 949 |
As dez marcas brasileiras mais socialmente dedicadas:
Row Labels | nome | Soma dos seguidores | Total de perguntas | Média de respostas às perguntas | Tempo médio de respostas (min) | Soma de perguntas respondidas – ignoradas |
http://twitter.com/pontofrio | Pontofrio.com | 161391 | 7773 | 87,97% | 164 | 5903 |
http://twitter.com/ |
Nokia Suporte | 15542 | 3647 | 79,90% | 597 | 2181 |
http://twitter.com/gvt_suporte | GVT Suporte | 35768 | 3063 | 70,55% | 323 | 1259 |
http://twitter.com/TAMAirlines | TAM Airlines | 656853 | 2619 | 72,20% | 208 | 1163 |
http://twitter.com/SKYresponde | SKY Responde | 32842 | 3040 | 69,08% | 85 | 1160 |
http://twitter.com/_ecovias | Ecovias | 67899 | 1351 | 90,30% | 13 | 1089 |
http://twitter.com/AloBradesco | Al_ Bradesco | 34817 | 1876 | 78,46% | 14 | 1068 |
http://twitter.com/ |
Banco do Brasil | 88072 | 1452 | 67,42% | 2991 | 506 |
http://twitter.com/ |
Santander Brasil | 33238 | 1049 | 71,12% | 289 | 443 |
http://twitter.com/ |
Suporte VAIO Brasil | 4396 | 623 | 83,47% | 207 | 417 |