O fato de você poder ver o seu site em um smartphone não significa que ele é otimizado para celulares.
Pense sobre a experiência de seus clientes quando eles veem o seu site em seus aparelhos móveis. Eles podem facilmente ler o que está na tela, sem precisar dar um zoom? Você tem muitos links difíceis de clicar, em vez de botões que facilitam a navegação? Respostas a perguntas como essas podem ajudar a determinar se as pessoas que visitam o seu site podem facilmente completar as ações desejadas, como comprar algo ou simplesmente entrar em contato com você.
1. Rapidez: Usuários de mobile normalmente têm pouco tempo, por isso é importante que o site carregue rápido, que o conteúdo seja de fácil visualização e que as informações sejam facilmente acessíveis.
7. Local: Um dos principais usos de smarphones é a procura por informações locais. Por isso, inclua um click-to-call com número de telefone e seu endereço ou localizador da loja em seu site e anúncio. Aproveite os recursos baseados em localização de telefones celulares e também inclua mapas, orientações e informações de acordo com a proximidade do usuário.
8. Transparência: Os usuários muitas vezes navegam entre seus telefones celulares e seus computadores. Destacar “Login”, “Compras” e “Favoritos” ajuda os usuários a recuperar facilmente informações quando trocarem de dispositivo. Garanta que os usuários tenham uma experiência consistente fornecendo as mesmas informações e características de produto no computador e no celular.
9. Redirecionamento: Um redirecionamento para site mobile é o código que é adicionado ao seu site regular para detectar automaticamente se os visitantes são provenientes de um dispositivo móvel, e então redirecioná-los para o site mobile.
Também dê aos usuários a opção de ir para o seu site completo por meio de seu site mobile, para que possam escolher a versão que melhor atenda às suas necessidades.
10. Ouça, Aprenda e Interaja: Seu site não precisa ser perfeito e completo antes de iniciar. É mais importante lançar, testar e entender o que funciona. Colete feedbacks do usuário, use web analytics para ter “insights” e continue sempre otimizando seu site.
Para obter informações mais detalhadas, baixe uma cópia das 10 Melhores Práticas Para Sites Mobile (em inglês). Visite howtogomo.com para explorar exemplos reais de cada prática citada e utilize o GoMoMeter para ver como seu site atual está se saindo no celular.
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Autora: Beatriz Cordeiro, Gerente de Contas para o Varejo do Google Brasil
Texto original no Blog Google Varejo