Logo E-Commerce Brasil

4 estratégias para melhorar resultados do email marketing

Recentemente recebi um email que promovia um aplicativo para iPhone com uma experiência de leitura móvel terrível e, então, comecei a pensar em outros detalhes de email que, muitas vezes, são esquecidos.

Por causa de minha experiência em trabalhar ao lado das marcas de email marketing, sei que, muitas vezes, profissionais de marketing têm desafios para enviar mensagens de última hora, o que pode, por vezes, os levar a esquecer as boas práticas, que fazem toda a diferença para que usuários engajem com suas mensagens ou as ignorem completamente.

Enquanto muitos profissionais de marketing se concentram em elaborar títulos de email e ofertas promocionais super atraentes, eles acabam se esquecendo de detalhes pequenos, mas essenciais, que podem aumentar ou destruir a performance das mensagens.

Tenha a garantia de que você está incluindo esses elementos-chave em suas mensagens, para não apenas criar uma experiência positiva com o destinatário, mas também aprimorar seus resultados finais:

Preheader: o preheader é o texto que segue imediatamente o assunto do email. Ele é visível quando o email é visualizado na caixa de entrada e é a primeira parte do texto que o usuário vê quando abre a mensagem. Um preheader criado com inteligência que complementa o assunto do email pode ajudar a impulsionar as aberturas e, se tem um claro apelo à ação com a mensagem, pode ajudar a levar ao engajamento, especialmente com leitores que podem não ter o tempo para ler toda a mensagem.

Otimização do painel de visualização: o painel de visualização é a seção superior do email, visível sem haver a necessidade de o usuário rolar a página até o final. O assinante decidirá se irá ou não se engajar com seu email nos primeiros segundos que o visualizar, o que faz com que o painel de visualização seja um componente crucial em chamar sua atenção. Essa área precisa expor a marca de maneira clara, além de ser acionável e atraente.

Posição do call to action: o call to action é uma instrução a seus leitores, de modo que provoque a resposta desejada, como clicar para assistir a um vídeo, visitar seu website ou comprar um produto especificado. Sua linguagem, bem como seu posicionamento no email, são grandes motores para aumentar o engajamento. Você pode ter o call to action mais atrativo, mas se ele estiver localizado ao final de seu email, fazendo com que o leitor tenha de rolar a página até o fim para encontrá-lo, você corre o risco de perder sua atenção.

Mantenha seu público em mente: faça o design de seu email pensando em seu público. Quanto mais criativo e voltado para as necessidades e preferências do usuário for seu conteúdo, melhor será a performance. Isso não inclui apenas usar conteúdo personalizado, mas também garantir que a experiência de leitura será positiva, independente de seu usuário abrir suas mensagens em seu desktop ou em um dispositivo móvel.