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5 perguntas a se fazer antes de contratar uma precificação dinâmica

Tendo em vista que atualmente no Brasil um produto vendido na internet pode sofrer até 8 variações de preço em um único dia, acreditamos que executivos e profissionais de e-commerce devem ser capazes de decidir com total confiança como adaptar suas estratégias de precificação, embasados sempre em dados, adquirindo assim uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Por isso, antes de optar por um provedor de precificação dinâmica no e-commerce, existem algumas perguntas básicas que você deve se fazer para conhecer melhor o serviço e também tomar a melhor decisão.

1. É uma ferramenta que começa e termina apenas com a captura de dados em sites?
Capturar dados é apenas uma fração do processo de inteligência – e isso não é o bastante para entregar insights consistentes – por tanto, busque por ferramentas que entreguem mais do que apenas isto.

2. A ferramenta coleta dados somente de sites de comparação?
A melhor forma de se capturar dados para análises é buscando-os diretamente em sua fonte. Ao coletar dados de sites de comparação (como o Buscapé, por exemplo) você recebe uma informação intermediada, o que pode trazer distorções e por isso não é indicado que seja a sua única fonte para geração de insights.

Todavia, os comparadores de preço são um importante canal do e-commerce e devem sim ser analisados. Neste caso aconselha-se analisá-los de forma independente, para não distorcer informações.

3. Os dados têm “qualidade assegurada”?
Embora as ferramentas de precificação dinâmica automatizem o processo de coleta de dados, a qualidade do capital humano ainda é necessária para garantir o mais alto nível de precisão nos dados. Desconfie de promessas com 100% de precisão automatizada. Mesmo o menor descuido, incompatibilidade ou erro pode invalidar seu dados e, consequentemente, o valor de seus insights.

4. Qual é a flexibilidade e escalabilidade da solução?
A ferramenta pode gerenciar centenas de milhares – ou até mesmo milhões – de informações de produtos em centenas de categorias diferentes?

Você pode começar pequeno e, em seguida, ampliar a sua empresa e as vendas e ir adicionando mais produtos a serem combinados e comparados – tudo isso sem comprometer a qualidade e desempenho?
Uma ferramenta de precificação sofisticada deve ser capaz de crescer com você e vice-versa.

5. A solução é altamente configurável e compatível com a tecnologia existente?
A ferramenta permite que você defina regras para a precificação dinâmica automatizada?

Ela também lhe auxilia a explorar diferentes cenários de negócios para que você possa entender melhor o impacto das decisões de preços e sortimento antes de implementá-las?
A plataforma é compatível a sua plataforma de e-commerce para que você possa implementar a precificação dinâmica?
Em outras palavras, é uma verdadeira solução de inteligência em e-commerce, ou simplesmente uma ferramenta de monitoramento de preços?

Com estas questões em mente, analise e verifique a melhor opção para você e seu negócio. Soluções de inteligência de preços não são todas iguais. Deve-se entender o que é possível, o que está sendo oferecido e o valor correspondente ao custo.

Uma plataforma robusta de inteligência deve fornecer soluções completas, ser configurável, escalável e rica em insights, oferecendo percepções verdadeiramente acionáveis. Lembre-se disso ao escolher a sua.