A importância do frete grátis como uma estratégia para impulsionar vendas na internet se deve ao fato de que o valor do frete é, atualmente, uma das principais razões para desistência da compra.
Alguns exemplos de situações em que o frete pode contribuir com o abandono do carrinho é deixar que o cliente descubra, só na etapa de finalização do pedido, qual o valor e a previsão de entrega. Em diversos casos, o preço da entrega se aproxima ao valor do produto, o que acaba sendo um grande desmotivador, podendo quebrar a expectativa do cliente.
Entenda mais sobre o impacto que esses fatores têm na decisão de compra e como aplicar estratégias em sua loja virtual para melhorar seu cenário de vendas!
Frete e prazo de entrega são determinantes para o sucesso de vendas
Uma das estratégias para atrair mais clientes, certamente, é fazer promoções e oferecer descontos. Porém, nem sempre isso é o suficiente, dependendo do valor da entrega. Por exemplo, uma loja oferece o produto por um preço um pouco superior ao seu, mas com um frete gratuito. O consumidor irá fazer a soma para identificar em qual e-commerce o valor final sai mais barato e diversas vezes pode ser o segundo caso.
Outro fator decisivo para que o consumidor finalize a compra é o prazo de entrega. Nem sempre o valor do frete é a prioridade, mas, sim, receber o produto no menor tempo possível. Esse é um diferencial que você pode usar, inclusive, como uma forma de atrair mais clientes. Existem consumidores que estão dispostos a pagar mais para ter o item em mãos no dia seguinte ou em 48h, por exemplo.
Diferente de quando a compra é realizada em uma loja física, em que a pessoa já sai com o produto, a espera gera ansiedade nas compras pela internet e também preocupações como: “será que o produto realmente vai chegar?”, “A descrição é fiel ao item?”, “Essa loja é confiável?”. Por isso, é importante investir na credibilidade da sua marca para construir uma relação de confiança com os clientes. Aliás, sempre respeitando o prazo de entrega estipulado e mantendo o consumidor atualizado do status da compra e envio.
Estratégias para oferecer frete grátis
Existem várias alternativas que merecem ser analisadas para entender como é possível oferecer a gratuidade da taxa de entrega em seu e-commerce. Uma delas é incorporar o valor parcial ou total do frete no preço do produto. Afinal, trata-se de uma maneira de evitar que você tenha prejuízos na venda. Entretanto, é preciso analisar se, com essa alteração, o preço do seu produto ainda é competitivo no mercado, por isso estude seus concorrentes e como é a estratégia de precificação deles.
Outra possibilidade é oferecer o frete grátis quando são efetuadas compras acima de um determinado valor. Para definir qual será o valor, estude qual é o ticket médio gasto na sua loja e avalie os custos, de forma que arcar com o frete valha a pena pelo retorno do lucro com cada compra.
Essa também é uma estratégia para que os consumidores comprem mais. Por exemplo, se faltam R$30,00 em produtos para conquistar a entrega gratuita e o valor do frete é R$ 20,00, muitas pessoas irão preferir adquirir mais um item. Sem contar que é uma forma de mostrar que você se preocupa com a experiência do usuário e procura oferecer benefícios para ele.
Uma outra dica é criar campanhas sazonais para aumentar as vendas em épocas específicas, como no Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal. Utilize o frete gratuito como uma estratégia de marketing para se destacar entre seus concorrentes e atrair mais clientes nesses períodos tão competitivos no mercado. Você pode investir em publicidade nas redes sociais e no Google, enfatizando a gratuidade da entrega.
No caso das datas comemorativas, é possível que você tenha que arcar com os custos de frete, porém deve ganhar em volume de vendas, fazendo valer a pena. Mas tudo isso precisa estar previsto em seu planejamento de negócio e financeiro!
Dicas para melhorar seu tempo de entrega
A importância do frete grátis é inegável, mas é fundamental considerar também o tempo de entrega do produto e como você pode otimizar a logística para melhorar nessa área. Um dos primeiros passos é a automatização do gerenciamento do estoque. Existem vários softwares voltados para isso, que auxiliam com que o processo seja mais ágil e evita erros como vender uma quantidade maior do que a disponível.
O software sinaliza quando um item é vendido, assim sua equipe já pode separar o produto, embalá-lo e despachá-lo. Mas, para agilizar cada uma dessas etapas, é necessário garantir que você tem as embalagens necessárias para empacotar os itens de forma segura.
Para melhorar a experiência do cliente, a dica é fazer uma embalagem personalizada, colocar uma nota de agradecimento e, até mesmo, brindes ou amostras. Pense em maneiras de fazer com que o consumidor se sinta especial ao receber a entrega. Antes de fechar qualquer pacote, tenha um sistema de conferência para garantir que todos os itens de cada pedido serão enviados adequadamente.
Oferecer uma entrega rápida e eficiente não depende só de você, mas, também das empresas parceiras e da qualidade de serviço delas. Por exemplo, os Correios, as transportadoras ou motoboys fretados para entregas nas proximidades.
Faça uma lista destes fornecedores e analise quais opções valem mais a pena de acordo com o frete cobrado por região e o tempo de entrega. Você pode, também, deixar essas opções disponíveis para a escolha do cliente, por exemplo, entrega expressa, normal e permitir escolher entre as transportadoras parceiras.
Mantenha o cliente atualizado sobre a entrega
Além da importância do frete grátis e da entrega rápida, é primordial se atentar à comunicação com o consumidor, desde a efetuação da compra até o recebimento dela.
O cliente quer saber em que etapa de entrega seu produto está, por isso atualize o status do pedido. Por exemplo, se foi separado para a entrega, enviado para a transportadora e disponibilize o código de rastreio. Seja fiel ao prazo estipulado e, no caso de qualquer imprevisto, entre imediatamente em contato com o consumidor. Uma comunicação rápida e clara pode evitar muitos transtornos.
O frete é um dos fatores decisivos para uma loja virtual
Ter uma estratégia de frete definida, com preços competitivos e parceiros de entrega, pode fazer com que seu e-commerce se destaque da concorrência.
Como já mencionei, existem várias formas de aplicar a gratuidade e oferecer opções de entrega vantajosas para o cliente. Porém, uma outra possibilidade é contar com a estrutura completa de um marketplace.
Ao criar sua loja dentro de um desses “shoppings virtuais”, você já contará com a credibilidade e visibilidade do site. Além disso, contará com um processo bem definido de entregas, onde são disponibilizados até mesmo as embalagens — e, claro, poderá participar das promoções realizadas por eles, que em muitos casos envolvem o frete grátis.
Significa mais praticidade e otimização do tempo. Afinal, terá mais tempo para pensar em novas oportunidades para seu negócio, estudar a precificação de seus produtos e encontrar maneiras de oferecer o melhor para seus clientes.
Existe uma grande quantidade de marketplaces no mercado, alguns de nicho e outros que vendem de tudo. É sempre importante pesquisar e entender qual é a melhor opção para seu negócio.
Você pode, por exemplo, contar com um marketplace que oferece frete grátis em diversos casos e ainda possuir depósitos para armazenar e cuidar do envio do seu produto.
Agora que você já sabe mais sobre a importância do frete grátis, não deixe de aplicar essas dicas. Lembre-se de sempre estudar e estar atento às atualizações do mercado, para ser cada vez mais uma loja competitiva no seu segmento.