O crescimento do mercado de Buy Now Pay Later – soluções de pagamento que permitem comprar algo e pagar apenas depois – vem experimentando um grande aumento na Europa e nos EUA nos últimos anos. Aqui no Brasil, desde o início da pandemia, vimos surgir empresas com o mesmo tipo de solução e que estão crescendo de maneira acelerada. Para explicarmos esse cenário, precisamos olhar para dois públicos no país: pessoas que fazem compras online e desbancarizados.
Enquanto o mercado de e-commerce cresceu 27% em 2021, chegando a um faturamento de R$161 bilhões, segundo a Neotrust, o número de pessoas sem conta bancária ou cartão de crédito no Brasil chegou à marca de 34 milhões, o que representa 21% do total da população. Essa população movimenta aproximadamente R$347 bilhões por ano, de acordo com os dados da Valor Investe.
Esses números servem para exemplificar que, enquanto o crescimento do ritmo de compra online da população cresce, há um público que demanda por novas opções de pagamento. Principalmente por aquelas que possibilitam melhores parcelamentos para suas compras, oferecendo condições complementares às soluções tradicionais.
Diante disso, é possível afirmar que o cenário de compre agora, pague depois é uma grande oportunidade para os lojistas aumentarem suas vendas ao longo dos próximos anos. De acordo com relatório da Worldpay, só o BNPL foi responsável por 2,1% das transações globais de 2020. Isso fez com que a solução atingisse o marco de U$100 bilhões, com expectativas de dobrar esse percentual nos próximos dois anos. Um mercado aquecido e que conta com mais lojas interessadas!
O BNPL e a democratização do acesso
Uma das principais propostas de valor dessa solução é aumentar o poder de compra das pessoas. Dessa forma, é possível que o cliente consiga adquirir produtos e serviços, encaixando o pagamento das parcelas no seu orçamento.
As soluções não se aplicam só aos desbancarizados, longe disso. Podemos tomar como exemplo os casos de pessoas bancarizadas que possuem cartão e, por muitas vezes estarem com seu limite comprometido, são impedidas de fazer a compra que necessitam. Nesse cenário, as soluções de BNPL são a alternativa perfeita para a compra do bem ou serviço de maneira parcelada.
Portanto, por impactar positivamente no poder de compra das pessoas, o BNPL faz com que as lojas que disponibilizam essa forma de pagamento para seus clientes apresentem resultados significativamente melhores via aumento das taxas de conversão, vendas e ticket médio.
Não à toa, podemos observar um interesse acelerado por parte das lojas de diferentes setores e perfis de produto em oferecer as soluções de BNPL para seus clientes.
O aumento do uso de soluções digitais de pagamento
Percebemos um aumento significativo no número de pessoas migrando para o mercado de compras online. Com isso, muitas empresas têm alocado esforços para melhorar a experiência de compra e facilitar a jornada do seu cliente. E isso acontece principalmente em relação aos meios de pagamentos.
Como exemplo dessas soluções, temos o Pix. De janeiro de 2021 ao mesmo período de 2022, a solução aumentou sua aceitação nas maiores lojas online do Brasil em 281%. E, atualmente, fica atrás apenas do cartão de crédito e do boleto bancário como formas de pagamento mais aceitas nos e-commerces.
Junto dele, temos o BNPL, que também se destaca como um facilitador na experiência do usuário, já que é uma solução transparente, democrática e segura. Assim, essas características conferem ao usuário e à loja mais tranquilidade e confiança em executar suas transações.
E quais as novas perspectivas?
É importante ressaltar que o sucesso das soluções de compre agora, pague depois em outros países deve se repetir aqui no Brasil. Apesar de ser um mercado relativamente novo, o número de usuários cresce e não deve parar por aí.
Para as empresas, sejam as que vendem presencialmente ou online, resta entender essa mudança no comportamento do público e conseguir diversificar as opções de pagamento das suas lojas, adaptando-se aos diversos canais (loja física, televenda, social commerce, entre outros) para oferecer uma experiência omnichannel e gerar diferenciais competitivos que aumentem seu poder de venda e negociação com o cliente final.
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