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Assessoria de imprensa e e-commerce: a incrível e precisa relação de sinergia

Uma pesquisa da Ecommerce School apontou que existem atualmente 23 mil lojas virtuais no Brasil. Desse montante, apenas 30% estão ativas, ou seja, aquelas que investem em divulgação e realizam pelo menos dez vendas por mês. O levantamento ainda estima que esse número alcance 45 mil lojas virtuais até o final de 2014, mantendo a mesma proporção de 30% lojas online ativas.

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a baixa barreira para a entrada no varejo virtual e o grande potencial do segmento no país, que faturou R$ 24,12 bilhões em 2012, são grandes alavancadores para novos empreendedores apostarem no setor.

No entanto, a proporção de apenas 30% de lojas ativas é um reflexo da falta de conhecimento e planejamento para continuarem no mercado. Esse despreparo atinge desde a parte técnica e negócios, até a necessidade de investimentos para divulgação e ações de mídia.

Tão importante quanto SEO, links patrocinados, e-mail marketing e mídias sociais, entre outros tipos de ações de marketing digital, é a assessoria de imprensa. Afinal, ela é uma das responsáveis por trabalhar inserção, sustentação, fidelização e ampliação da presença da sua marca dentro dos veículos de comunicação.

Como um dos pilares da divulgação, muitas vezes, a assessoria de imprensa entra no planejamento das lojas virtuais. No entanto, junto com ela vem um grande erro dos empreendedores: um contrato de três meses. Nesse curto período de tempo, esse e-commerce espera grandes conquistas, publicações importantes, alta presença na mídia, seja de veículos de âmbito nacional ou veículos de nicho, especializados no segmento em que atua. Mas três meses não são suficientes para sustentar uma marca.

É justamente após esse período que surge outro desejo intrínseco da loja virtual em relação aos resultados apresentados pela assessoria: o aumento do número de visitantes e de vendas. Cada tipo de ação tem seu propósito, onde ela atua de forma assertiva. Para essa questão, o search é mais adequado.

Mais uma vez, a assessoria de imprensa trabalha a parte da construção da marca junto aos veículos de comunicação. E, quando acaba esse terceiro mês, por falta de planejamento ou criação de expectativas errôneas, o trabalho junto à mídia é o primeiro a ser cortado. Exatamente no período em que a agência é mais necessária. Uma vez que já houve a inserção da marca, é durante a sustentação e fidelização que a imprensa começa a se acostumar com a presença do e-commerce e pode tornar aquela loja virtual ou empreendedor uma fonte para matérias e entrevistas, como especialistas de mercado. O objetivo aqui é fomentar o público, indiretamente por meio da imprensa, de informações que contribuam para novos e-consumidores e, consequentemente, evolução da economia no varejo virtual.

Para todo e-commerce, o investimento em diversos canais é fundamental. SEO, links patrocinados, e-mail marketing, mídias sociais e, claro, assessoria de imprensa, devem fazer parte do planejamento. E, para isso, é essencial que o empreendedor saiba o canal que está contratando e os resultados que essas ações podem trazer.

Afinal, os trabalhos com a imprensa não são simples ciclos de três meses. Eles somam etapas. Como dito: inserção, sustentação, fidelização e ampliação da marca.