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Brasil no topo: relatório da Atlantico traz Brasil com maior crescimento mundial em e-commerce em 2024

Por: Ângelo Vicente

CEO e Fundador da SELIA Fullcommerce

Mestre em Ciências e Gestão de Tecnologia, pelo MIT Sloan School of Management (2023). Fundador da e-Cadeiras e da SELIA Fullcommerce, onde exerce o cargo de CEO atualmente. Com uma trajetória de mais de 12 anos no setor de comércio eletrônico, Ângelo é movido pela paixão em explorar o potencial de novas tecnologias, sempre com o objetivo de agregar valor significativo para seus clientes e parceiros. Além de seu papel na SELIA, ele é uma figura proeminente no cenário de E-Commerce, onde contribui ativamente para a comunidade do setor, participando como articulista, conferencista, professor e palestrante em diversas instituições de ensino e eventos. É membro do Conselho do E-Commerce Brasil e Cofundador da Escola Superior de E-commerce - ESECOM.

De acordo com o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, elaborado pela Atlantico (o relatório estará disponível para você baixar no final deste artigo), o Brasil está no centro de uma revolução digital que não para de crescer.

O Brasil registrou o maior crescimento mundial em e-commerce em 2024, com um aumento de 16% nas vendas online. Este crescimento é muito significativo em comparação com outras regiões, como América do Norte (12%) e Europa Ocidental (10%). Hoje, o e-commerce no Brasil representa 11% das vendas totais no varejo, mostrando a forte digitalização do consumo no país, mas ainda muita oportunidade de crescimento, visto que estamos muito longe da média global e de países líderes nessa estatística como a China.

Gráfico mostra retrato do e-commerce no mundo e o destaque da América Latina

A penetração do e-commerce em Roupas e Calçados cresceu +2,3 pontos percentuais entre 2021 e 2023, e setores como Beleza e Cuidados Pessoais e Eletrônicos de Consumo também tiveram ganhos significativos. No segmento de Cuidados com a Saúde, o Brasil apresentou uma das maiores taxas de penetração entre os países latino-americanos, refletindo um crescimento consistente na demanda por produtos desse setor.

O Mercado Livre Brasil e Amazon estão dominando a publicidade digital e o retail media no Brasil. O Mercado Libre, por exemplo, atingiu US$ 5,5 bilhões em receita de publicidade em 2024, representando 41% do total de gastos com retail media no país, enquanto a Amazon detém 39%. Juntas, essas plataformas são responsáveis por grande parte das interações de marcas com consumidores no ambiente digital. Vale ressaltar que a receita com Ads do Meli cobre o seu capex! 😱

Mercado Livre e Amazon dominam retail media na América Latina

O volume de pagamentos processados pelo Mercado Pago alcançou US$ 124 bilhões em 2023, refletindo a consolidação dos pagamentos digitais no Brasil. Além disso, a rede logística do Mercado Envios dobrou sua penetração, alcançando 89% dos vendedores e permitindo que mais de 50% das entregas fossem feitas em menos de 48 horas. Isso demonstra um avanço crucial para o consumidor final, com a experiência de compra se tornando cada vez mais rápida e eficiente.

Ecossistema Mercado Libre

Por fim, no Brasil, o WhatsApp se tornou uma plataforma indispensável para transações comerciais e interações com clientes. Mais de 76% da população brasileira usa a internet ativamente, e o WhatsApp é a principal ferramenta de comunicação entre empresas e consumidores. Este modelo de omnichannel está ajudando a impulsionar as vendas online e a fortalecer a relação das marcas com seus clientes. 95% das empresas brasileiras usam o WhatsApp oficialmente para contactar clientes.

Adoção do WhatsApp pelas empresas brasileiras

Faça o download do relatório completo: Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024.