Inúmeros fatores modificam a sociedade em que vivemos. No mercado atual, e-commerces que visam o sucesso devem adotar estratégias multigerações.
Atuar com diferentes faixas etárias é entender que cada geração possui suas características e hábitos de consumo. O que funciona para a geração baby boomers, dificilmente surtirá efeito na geração Z.
Por isso, pensar em estratégias que potencializam as vendas consiste em encontrar abordagens abrangentes e focadas ao mesmo tempo.
Embora seja desafiador, entender as preferências, valores e estilos de cada geração, faz as estratégias multigerações surtirem o efeito esperado.
Saiba como criar ações de marketing direcionadas e eficientes para conquistar e reter consumidores de idades variadas.
6 estratégias multigerações para seu e-commerce vender mais
Vender online é assumir o desafio de comunicar e produzir conteúdo para os mais diferentes tipos de consumidores. Entender suas particularidades é uma estratégia para aumentar as vendas.
Por exemplo, se você vai investir em uma franquia de cosméticos, é preciso focar na variedade para atender cada público com os respectivos produtos. Ou seja, é importante saber como apresentá-los para cada público. A questão principal das estratégias multigerações é como apresentar essas ideias de forma que atinja o maior número de consumidores.
As vendas podem ser potencializadas usando essas estratégias multigerações:
1 Desenvolver campanhas de marketing direcionadas
O intuito é atingir pessoas com diferentes tipos de desejos e características. Por isso, o primeiro passo é entender quem é o público. Se o produto for destinado para consumidores de diferentes faixas etárias, será necessário criar personas para cada uma dessas idades. Isso fará com que as estratégias de marketing sejam direcionadas. Assim, considere que:
● Baby boomers: consumidores nascidos entre 1946 e 1964. São adeptos de catálogos impressos, atendimento telefônico personalizado, opções de pagamento seguras e têm preferências por produtos de qualidade;
● Geração X: nascidos entre 1965 e 1980 são receptivos às campanhas que oferecem valor e conveniência, principalmente conteúdos que destacam a qualidade do produto e o atendimento ao cliente. São práticos e facilmente aderem a programas de fidelidade;
● Millennials: nascidos no com o advento da internet, entre 1981 e 1996, valorizam a conveniência e a experiência da compra online. São atraídos por conteúdo relevante, personalização e recomendações;
● Geração Z: considerada a nova era dos consumidores, esse público nasceu entre 1997 e 2012. São autênticos e altamente influenciados por campanhas que refletem suas aspirações e valores. Grandes usuários de redes sociais, podem ser engajados por desafios e promoções.
2 Criar ofertas personalizadas
Como você pode perceber, é preciso atender as especificidades de cada geração. Quanto mais personalizadas forem as ofertas e a experiência de compra, maiores serão as vendas e a lucratividade.
Use ferramentas tecnológicas para analisar dados e indicadores, isso oportuniza oferecer produtos ou recomendações com base no histórico de compras. Essas informações também podem ser usadas para criar programas de fidelidade ou realizar a curadoria de conteúdo para marcas, o que torna-se muito importante.
Para ilustrar, a geração X valoriza programas de fidelidade e descontos exclusivos, já a geração Z está mais ligada às questões sociais. Para conquistá-los é recomendado criar conteúdo que demonstre a preocupação, da marca ou da empresa, com a sociedade e o meio ambiente, por exemplo.
3 Investir em comunicação multicanal
Mesmo que haja interligação entre as gerações, como baby boomers que gostam de comprar online, esses casos podem ser apenas exceções.
De qualquer forma, o foco para aumentar as vendas online é saber como repassar a mensagem da sua marca em cada estratégia multigeracional. É primordial escolher os canais certos e preferidos por cada geração e adaptar a linguagem em cada um dos conteúdos produzidos.
Em relação aos canais de comunicação, considere que:
● Baby boomers: preferem interações mais pessoais como vendas presenciais ou telefônicas. Os consumidores dessa classe, que são adeptos da internet, têm preferência por conteúdos detalhados sobre as compras. Geralmente usam e-mail ou Facebook;
● Geração X: são consumidores que transitam pelos mais diversos canais. O foco estará na linguagem usada e no conteúdo relevante que deve ser publicado.
● Millennials: sendo mais digitais, são consumidores que buscam por informações ricas e conteúdos relevantes para que tenham autonomia em suas compras. Geralmente são atraídos por redes sociais como Instagram e TikTok. Uma boa alternativa é criar canais ou comunidades para discutir sobre seu produto ou serviço.
● Geração Z: são os consumidores mais digitais. Conquistar esse público consiste em criar conteúdos que tragam informação rapidamente, como vídeos curtos e informativos. Outro ponto é focar na comunicação interativa, como questionários, enquetes e comentários. Tem preferência pelas redes sociais mais recentes, como o TikTok. Inclusive, essa rede já é usada como plataforma de busca pelos mais jovens.
Independentemente da idade, o conteúdo precisa ser útil e interessante. O que varia nas estratégias multigerações é se o conteúdo será detalhado ou simplificado.
A regra é diversificar, use blogs, vídeos, redes sociais e infográficos. Essas alternativas fazem com que a comunicação atinja todas as idades e seja realmente multicanal.
4 Facilitar a acessibilidade e inclusão digital
Considerando que, em maior ou menor grau, todas as gerações estão inseridas no ambiente digital, o contato com a sua marca deve ser facilitado.
Isso significa ter um site responsivo, com rápido carregamento, compatível com dispositivos móveis, ou até mesmo ter seus próprios aplicativos. Todos os pontos de contato devem ser acessíveis para todas as gerações. Por isso, invista na usabilidade, acessibilidade e aplicativos móveis amigáveis para que o consumidor tenha boa experiência.
As informações devem ser claras, transparentes e fáceis de serem encontradas. Ao pensar sobre as estratégias multigerações leve em conta as experiências sensoriais como a visão, audição, cores, entre outros.
Para projetar as campanhas de marketing considere as habilidades cognitivas e motoras. E, ajuste a abordagem e a linguagem.
Preze por usar uma comunicação simples, mas com um tom que funcione para cada geração. Baby boomers preferem uma abordagem tradicional, já a Geração Z é mais informal e visual.
Crie conexões emocionais
Sendo da faixa etária que for, uma coisa é certa, o ser humano gosta de interação e conexão. Para ter sucesso no e-commerce, as estratégias multigerações precisam usar sentimentos e emoções para se conectar com os consumidores.
Crie mensagens especiais com base na faixa etária e nas necessidades emocionais do público, isso fortalece a marca significativamente.
Em relação aos pontos de contato, é importante que todas as formas de comunicação, das ligações telefônicas às mídias sociais, sejam planejadas. Faça pesquisas e análise de dados para identificar quais fatores são motivacionais para as diferentes gerações. Conexões genuínas contribuem com a fidelização do consumidor.
Dica extra: tenha estratégias intergeracionalmente
Ainda que a faixa etária seja um parâmetro fortemente utilizado, hoje as diferenças entre as gerações são muito tênues. No Instagram, por exemplo, é possível encontrar usuários de todas as idades.
Nesse sentido, é importante usar dados para entender o comportamento individual de cada consumidor. Com base na coleta de informações pelas ferramentas e plataformas digitais as estratégias de marketing são melhor direcionadas e personalizadas.
Esteja consciente de que gerações mais velhas atualmente têm um estilo de vida mais jovem. Por isso, ao invés de separar por faixa etária, se comunique de forma que reúna as pessoas e valorize os diferenciais de cada idade.
O risco de focar em um público específico
Elaborar estratégias multigerações é uma missão relativamente complexa. No entanto, quando um e-commerce foca apenas em um público específico, ou estipula apenas uma faixa etária, pode enfrentar alguns riscos.
Embora o marketing e comunicação sejam mais direcionados, a exclusão de alguns públicos pode reduzir a lucratividade. Mesmo dentro de uma mesma geração há interesses diversos, ao ser muito específico, perde-se a oportunidade de atuar com um público maior e diversificado.
Além disso, o comportamento do consumidor é mutável, isso faz com que estratégias meticulosamente específicas possam se tornar obsoletas rapidamente.
Comentamos a necessidade de personalizar as mensagens. No entanto, a excessividade na segmentação pode fazer com que alguns consumidores se sintam excluídos ou não compreendidos. Ou, gerar reações negativas, principalmente se enfatizar estereótipos errados.
Mas, há como focar em um público específico de maneira estratégica e benéfica. Para isso, alguns critérios precisam ser considerados e cuidadosamente pensados, como os objetivos da empresa e propósitos de mercado.
A identidade e os valores da marca devem estar diretamente ligados a um determinado grupo para que seja possível fortalecer a identidade e fidelizar clientes. Alguns produtos podem ser mais bem aceitos por pessoas mais velhas, enquanto outros serão apreciados por jovens.
A segmentação específica também precisa validar a rentabilidade. Afinal, pessoas mais velhas tendem a ter um poder aquisitivo mais alto.
Se o seu e-commerce possui ampla segmentação com clientes que não contribuem significativamente na geração de receita, é melhor focar em um nicho específico e se destacar onde haja maior lucratividade.
Observe constantemente seus consumidores para tomar decisões voltadas ao seu público. O interesse ou a satisfação com produtos são ótimos indicadores sobre onde os esforços devem ser direcionados.
Vantagens de oferecer experiência personalizada que impactam
As vantagens em oferecer uma experiência personalizada como estratégias multigerações traz uma série de vantagens. Como, por exemplo:
● maior relevância e engajamento: quanto mais personalizada melhor será a comunicação. Ao perceber que sua marca corresponde às expectativas, a probabilidade de o consumidor optar por seu e-commerce, é muito maior. Uma abordagem focada em determinada faixa etária possibilita ao cliente receber informações e ofertas relacionadas aos seus interesses ou hábitos;
● maior satisfação do cliente: se suas estratégias estão alinhadas em atender as expectativas e necessidades do cliente, e se ele se sente valorizado e compreendido em suas particularidades, a satisfação tende a aumentar;
● alta taxa de conversão: com ofertas personalizadas e recomendações eficazes com incentivo a compras adicionais, a probabilidade de converter leads é muito mais alta;
● fidelização e retenção de clientes: a segmentação ajuda a construir relacionamentos fortes e duradouros. Programas de fidelidade e recompensas adaptadas aumentam o valor da sua marca perante o cliente.
Outras vantagens abrangem maior compreensão do cliente, a possibilidade de ajustar estrategicamente as ações adotadas, criar diferenciações competitivas, aproveitar as oportunidades do mercado, investimentos certeiros em campanhas, redução de desperdícios, flexibilidade às mudanças do mercado e inovação contínua.
Desafios do Branding Multigeracional
Comunicar o branding para diferentes gerações é um desafio para muitas marcas, já que cada geração tem seus próprios comportamentos que influenciam como elas percebem e interagem com as marcas.
As diferenças entre cada geração impactam diretamente nos resultados das estratégias multigerações. É preciso encarar o desafio de que uma publicidade que atrai a geração Z dificilmente surtirá efeito em um baby boomer.
Por estarem em diferentes estágios e terem estilos de vida diversos, o comportamento de consumo é totalmente peculiar àquela geração.
Obviamente, o maior desafio é que uma ação de marketing ou publicidade para determinada geração não pode excluir a outra.
Para que seu e-commerce tenha sucesso com diferentes idades é preciso estipular como o orçamento será destinado e quais conteúdos e canais serão usados para atingir o público-alvo.
No marketing multigeracional é preciso ser abrangente e identificar maneiras eficazes para se conectar com diferentes faixas etárias.
Por isso, aplique as estratégias que apontamos ao longo desse conteúdo e tenha resultados positivos na promoção e comunicação para públicos de diferentes idades.