Uma coisa é certa, assim como é importante alcançar bons resultados com uma logística eficiente, é fundamental também conhecer quais as variáveis são responsáveis por esse feito. Dessa maneira, certamente a escolha para bons investimentos será mais assertiva, além disso, será possível corrigir as falhas para atingir as metas que não estão sendo alcançadas. Aqui, fica evidente a importância de conhecer e dominar os conhecidos indicadores de desempenho logísticos — ou Key Performance Indicator (KPI), pois só assim um gestor fica por dentro do que está realmente acontecendo, afinal, a partir do uso de indicadores confiáveis é possível ter uma visão da situação dos processos logísticos.
Indicadores logísticos: entenda sua importância para melhorar a pesquisa de NPS
Nunca foi recomendado trabalhar às cegas, ou seja, sem ter como base dados para gerenciar um negócio. Contudo, a aceleração da digitalização dos processos foi uma consequência da pandemia do coronavírus, com isso, mais do que nunca os indicadores logísticos são importantes para destacar seu negócio no mercado.
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O conhecimento sobre os fatores que influenciam nos resultados é fundamental para o bom funcionamento de cada um dos seus setores de um negócio, se tratando de logística não é diferente. Os indicadores logísticos são métricas definidas, que com bastante precisão são capazes de avaliar o desempenho da logística do seu negócio. São importantes pois servem como um diagnóstico para os gestores.
- Indicam possíveis inconsistências nos processos;
- Indicam falhas;
- Possibilitam intervenção nos erros;
- Melhores tomadas de decisão e;
- Satisfação dos clientes: melhorias na pesquisa de NPS .
Entenda com mais detalhes a importância dos indicadores logísticos:
Identificar processos desajustados
Para alcançar uma logística eficiente, diversos processos precisam ser ajustados. Afinal, de nada adianta uma empresa vender com agilidade, se por outro lado, na hora de separar as mercadorias o processo for lento e, com isso, haver um acúmulo de mercadorias.
Nessa situação, de maneira mais ágil, um indicador logístico para cada etapa tornaria possível compatibilizar todos eles, e assim seria possível estabelecer um fluxo contínuo no serviço.
Resultados logísticos são otimizados
Na prática, acompanhar indicadores logísticos para todas as etapas torna possível corrigir falhas e, com isso, melhorar os resultados de seu negócio, tornando toda a cadeia mais eficiente.
Vale novamente o destaque: quando precisos, os indicadores são extremamente úteis para a análise de gestores, podendo ser utilizado estrategicamente para otimizar toda a gestão da logística. Afinal, através de um diagnóstico de produtividade e desempenho logístico, por exemplo, a assertividade sobre as falhas será muito mais fácil. É por meio dos indicadores que se reduz falhas logísticas.
Satisfação do cliente, melhor resultado na pesquisa NPS
NPS, sigla para Net Promoter Score, é um indicativo sobre a satisfação do consumidor. Nesse sentido, refletir as mudanças no comportamento do consumidor é fundamental para entender a importância dos indicadores logísticos. Afinal, os clientes estão mais exigentes, ansiosos por resultados rápidos e eficientes. A pesquisa de NPS foi desenvolvida a fim de avaliar o grau de fidelidade dos clientes de todos os tipos de empresas, pois ela mostra como as empresas interagem com seus públicos e de que maneira essa relação pode impactar nos resultados.
Os indicadores logísticos eficientes são capazes de otimizar os resultados da logística. Afinal, reduz o tempo nas entregas e também serve como uma prevenção para que eventuais atrasos não aconteçam. São fatores que podem atingir a satisfação dos clientes, que terão as suas compras sempre entregues no tempo estipulado, como deve ser.
3 Indicadores Logísticos para melhorar o desempenho do seu negócio
1. On-Time & In-Full (OTIF)
O funcionamento de qualquer empresa deve ter como meta a satisfação de seus clientes. Essa é uma das razões elementares para que você não deixe de acompanhar o OTIF, afinal, ele mensura a eficiência da logística pela ótica do consumidor.
Em síntese, temos um indicador de desempenho que observa se o pedido foi entregue dentro do prazo (on-time) e se os demais processos de atendimento e logísticos foram eficientes (in-full). Ou seja, verifica-se se o cliente recebeu a mercadoria que pediu, dentro do prazo e no endereço correto. Sendo a fórmula a seguinte:
OTIF = número de entregas OTIF / número total de entregas x 100
Para conseguir resultados confiáveis e aproveitar os dados colhidos, aconselhamos ter os registros de data e hora em que o pedido foi feito, contar com uma previsão de entrega ao cliente e, certamente, manter as informações de OTIF atualizadas.
2. On-Time Delivery (OTD)
On-Time Delivery é de grande relevância dentro do contexto de uma indústria, isso porque visa mensurar o percentual de pedidos que foram entregues dentro do prazo ajustado.
Destaca-se que, de acordo com a intenção, que é avaliar o tempo gasto entre a separação e expedição do produto até a efetiva entrega pela transportadora, os dados incorretos de especificação dos pedidos não são levados em consideração. Observe o cálculo:
OTD = total de entregas do prazo / total de entregas x 100
Para que esse indicador de desempenho seja acompanhado da forma mais produtiva possível, recomendamos que os dados sejam conferidos diariamente e que o percentual sempre esteja acima dos 90%.
3. Order Cycle Time (OCT)
Esse é mais um indicador de desempenho que visa mensurar a velocidade com que os pedidos são atendidos dentro da indústria. Dessa forma, o OCT analisa o tempo total gasto entre os processos de recebimento do pedido e a entrega ao cliente.
Observe que esse é o prazo informado ao consumidor no ato da compra e que, nesse caso, deve ser cumprido com excelência. O seu cálculo é simples:
OCT = data da entrega – data do pedido
Em um cenário ideal, o mais indicado é que os pedidos sejam entregues em um prazo inferior a 12 horas em localidades próximas à empresa. Em outro sentido, é essencial ter controle sobre todas as variáveis que podem interferir nesse dado. Customer Experience é uma questão de logística.