Acredito que pela primeira vez nos últimos cinco anos a taxa de crescimento não vai ser a mesma dos anos anteriores, mesmo com um grande número de novos consumidores entrando todos os dias na cadeia do consumo virtual. A desconfiança é brutal por parte do consumidor, quando se trata em comprar pela Internet para receber no Natal , espero estar redondamente errado, mas este é o sentimento que tenho até o momento.
Analisando mais de 3 mil reclamações das 14 maiores lojas virtuais do Brasil, posso afirmar categoricamente que pouca coisa vai mudar em relação ao Natal trágico de 2010. O Natal de 2011 terá uma importância muito grande na consolidação de novos players liderando o e-commerce brasileiro.
Surge um grande alento, o Natal de 2012 deverá ser o melhor de todos os tempos para aquelas empresas que investirem no
relacionamento com o novo consumidor.
O ano de 2010 foi do varejista, o ano de 2011 deveria ter sido da logística e, com certeza, o ano de 2012 será do relacionamento com o novo consumidor.
Apenas um alerta muito importante: presente de Natal não se compra em sites de compras coletivas. É pedir para ter dor de cabeça!
Feliz Natal
Ator: Mauricio Vargas da Reclame Aqui