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Conteúdo comprável amplia as possibilidades do e-commerce e do varejo omnichannel

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Varejistas estão inovando ao transformar uma gama diversificada de conteúdos omnicanal em pontos de compra para os consumidores.

Gene Simmons, estrela do rock conhecida por sua habilidade promocional, certa vez afirmou sobre a estratégia de merchandising de sua banda: “Qualquer coisa que possa ter KISS nela, deve ter KISS nela.”

Adotando uma lógica semelhante, varejistas estão permitindo que os clientes façam compras através de diversos conteúdos omnicanal – qualquer coisa que possa ser comprável, deve ser comprável. Existem várias razões sólidas para transformar conteúdo não comercial em pontos de compra:

Conteúdo comprável possibilita que varejistas e marcas realizem “comércio furtivo” – promovendo e vendendo produtos de forma menos intrusiva para consumidores já saturados com apelos de vendas. Além disso, o conteúdo comprável pode demonstrar aos consumidores como os produtos são utilizados na vida real, como roupas usadas por atores em programas de TV ou alimentos preparados em demonstrações culinárias.

Este tipo de conteúdo também captura os consumidores no momento exato de decisão. Em vez de ver um artista favorito vestindo uma peça de roupa específica e decidir comprá-la na próxima visita à loja ou site da marca, o consumidor pode adquirir o item diretamente do artista.

Varejistas e marcas estão tornando conteúdos compráveis em diversos meios:

Amazon (Streaming)

A Amazon formou uma nova parceria para integrar inserções de produtos compráveis e mensagens em seus shows na plataforma de TV por streaming conhecida como FAST. Lançado em abril de 2024, o Canal FAST utiliza a tecnologia “shop the show” da Amazon, que permite que os clientes nos EUA naveguem, comprem e interajam com o conteúdo de streaming que estão assistindo na TV via Prime Video ou Freevee, usando seus dispositivos móveis.

Canal comprável no Prime Video

A Amazon e o Group M, grupo de investimento em mídia da WPP, estão agora colaborando para desenvolver conteúdo original e comprável para o Canal FAST. Esse novo formato de conteúdo permitirá que as marcas incorporem colocações de produtos e mensagens em shows adaptados para seu público-alvo.

Instacart

O Instacart está expandindo seus dados de mídia de varejo de primeira parte para o YouTube. Baseando-se em uma colaboração existente com os anúncios do Google Shopping, o Instacart está permitindo que marcas selecionadas executem anúncios compráveis no YouTube.

As campanhas de vídeo comprável dos parceiros piloto no YouTube utilizarão os dados de primeira parte do Instacart para identificar e alcançar consumidores com alta intenção e fornecer medições de ciclo fechado. Os espectadores podem clicar diretamente desses anúncios no YouTube para uma página de produto no Instacart e comprar os itens apresentados para entrega no mesmo dia.

Clorox e Publicis Media estão entre os primeiros parceiros do Instacart a testar a nova oferta de anúncios compráveis no YouTube.

Pinterest (revista impressa)

Em uma colaboração inédita com o Pinterest, a revista Real Simple lançou sua primeira edição comprável com o tema “Best & Brightest”, que destaca mais de 120 produtos.

Cada seção da edição de junho de 2024 da revista apresenta códigos QR que direcionam para quadros correspondentes no Pinterest, onde os usuários podem comprar instantaneamente os produtos vistos nas páginas. Quase todas as páginas da edição são compráveis.

Ao longo da edição de junho, os leitores podem escanear os códigos QR com a câmera do telefone, que os levará a um quadro curado no Pinterest, trazendo as páginas da revista à vida em uma experiência de e-commerce. A partir daí, os leitores podem explorar mais de 120 produtos e clicar nas páginas dos varejistas para fazer a compra.

Usando o Pinterest, os leitores podem seguir o quadro ou fixar itens em seus próprios quadros, para que possam voltar e comprar os itens apresentados mais tarde enquanto continuam a ler a revista.