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Conteúdo sindicado para e-commerce

Existe muita conversa agora sobre a recuperação do algoritmo Panda. O SEOmoz não é exceção: perguntas no FAQ, webmasters limpando seu conteúdo, e muito mais. Os webmasters estão tomando o controle de seus sites, criando conteúdos originais, e certificando-se de que esse conteúdo possa ser encontrado permitindo que os usuários (e os robôs) saibam sobre ele.

Então me surpreendeu quando umgrande cliente me pediu para ajudá-lo a combater um projeto interno que iria colocar
conteúdo duplicado em seu site. Eles estão no espaço do e-commerce e têm o problema de vender produtos que muitas outras empresas também vendem. O conteúdo duplicado corre solto aqui na forma de descrição de produtos. O fabricante cria uma descrição para os revendedores, e é isso que todo mundo usa. Ele é sancionado a partir da fonte e nenhum redator é necessário. Parece ótimo, até que o produto é levado para centenas de outros sites e todo mundo tem o mesmo conteúdo. Quem deveria posicioná-los?

Como a maior parte das grandesempresas (como meu cliente), essa decisão foi tomada por outra pessoa, e o time
de SEO gritou em oposição. Então eles me pediram provas de que ter um conteúdo único era tão necessário quanto todos estavam dizendo.

Feito. E adivinhe só? O Google meapoiou (em pelo menos 3 exemplos). Então pensei em compartilhar meu melhor
exemplo e minhas dicas para ajudar outros sites de e-commerce a lidar com essa situação agora e no futuro.

Bodum Fyrkat Nipper

Nãoexiste retratação nesse caso, pois escolhi esse produto de maneira completamente aleatória no Amazon. Eu comprei um grill recentemente do mesmo fabricante e sabia que existiam muitos vendedores desse produto. Eu queria algo que fosse legal e ao mesmo tempo comum. Portanto, eu usei as “linguagens do grill” para procurar por exemplos de outros vendedores. Meu objetivo era mostrar que conteúdo duplicado na forma de descrição de produtos não ajuda a rankear a página do produto, então o primeiro passo foi encontrar vários vendedores do produto.

Encontre a informação do vendedor

Para identificar os vendedores, euusei buscas pelo nome no produto, numero do produto, um pedaço da descrição do
produto do fabricante (e uma vez identificada, a descrição fornecida pelo fabricante), e algumas críticas que não paravam de aparecer. Eu notei que muitas páginas que tinham a descrição padrão do produto tinham as mesmas duas críticas também. Uma maneira fácil de identificar uma página sem conteúdo original. As páginas de produto identificadas (cheque a URL canônica) foram então checadas por autoridade de página e domínio.

Quando as páginas forem checadas,você verá uma tendência nas descrições, e será capaz de identificar que o
fabricante as alimentou. Note quais sites escrevem suas próprias descrições, e quais usam as mesmas de todo mundo. Abaixo está uma lista de nossos competidores e seu domínio (DA) e autoridade de página (PA) em ordem de força,
agrupados por tipo de conteúdo. A partir disso, vamos considerar, baseados na força, que Amazon, Zappos, Cooking.com ou Epicurious teriam mais chance no ranking.

Conteúdo Original

  • Amazon.com – 97 DA, 1 PA
  • Zappos – 90 DA, 46 PA
  • Bodum – 62 DA, 35 PA
  • Maple Run Emporiums – 18 DA, 20 PA

Conteúdo Duplicado

  • Epicurious – 89 DA, 1 PA
  • Cooking.com – 78 DA, 42 PA
  • Betty Crocker – 72 DA, 1 PA
  • CSNStore.com – 70 DA, 1 PA
  • Food Network Stores – 64 DA, 1 PA
  • Buzzillion – 61 DA, 1 PA

Encontre a frase chave e os rankings

Mas o que estamos rankeando? Normalmente, eu usaria uma variação do nome do produto, mas a Amazon me jogou uma bola curva: eles renomearam o produto para ajudar com a busca interna. Ao invés de Fyrkat Grill Nipper,eles usam o nome Fyrkat Grill Tongs. Essa decisão faz mais sentido para mim, e estou pressupondo que isso ajuda com a busca interna
também. Mas eu não queria simplesmente aceitar a palavra da Amazon. Sempre cheque qual termo é melhor de acordo com os buscadores.

Para testar, eu olhei na Ferramenta Keyword Difficulty do SEOmoz e coloquei três palavras-chave.Nenhuma delas tinha números de tráfego do Google, mas a dificuldade de Fyrkat Grill Nipper foi maior. Isso fez sentido, uma vez que mais sites usam esse nome para o produto, então a competição é mais feroz. O impacto que isso tem é que a página da Amazon provavelmente irá aparecer mais baixo que o normal porque eles nomeiam o produto de forma diferente.

Trabalhar com a Ferramenta Keyword Difficulty também te dá a visualização das posições dos sites para a
palavra-chave, que é o próximo passo.

Resultados

Ostrês primeiros resultados são Zappos, Bodum, e Maple Run Emporium; os outros são vídeos ou agreadadores. Esses três são sites com conteúdo original, ganhando da Amazon devido ao seu target diferenciado. O fabricante do produto é
o terceiro, e minha teoria é que isso é devido ao fato de que seu conteúdo é duplicado através da internet, mas eles são o original e deveriam estar no topo.

Todas as outras grandes marcas esuas páginas de produtos não apareceram na primeira página, com a CSN sendo a
única a aparecer na segunda página. Os mecanismos de busca querem mostrar aos usuários o melhor conteúdo para seu tempo, então faz sentido que os agregadores (que mostram onde o produto é vendido através da internet) e o conteúdo em vídeo estejam misturados com os vendedores que gastaram tempo em descrever o produto sozinhos.

Vencendo no e-commerce

O que eu quero que você leve com você deste artigo éo seguinte: mesmo uma parte minúscula de conteúdo original pode diferenciar a página de seus competidores.

Maple Run Emporium, dê uma olhada emseu domínio e força de página. Eles são insignificantes perto de sites como Betty Crocker e Epicurious. Ainda assim, com uma descrição escrita à mão em uma sentença, eles estão com o ranking acima dos maiores vendedores! A página deles, abaixo, é simples e direta:

Dicas vencedoras

  • Sinta-se à vontade para usar conteúdo sindicado para melhorar seu próprio conteúdo e revisões.
  • Faça saber que é do fabricante.
  • Coloque-o no final do texto na sua página.
  • Escreva sua própria descrição dos produtos. Não estamos falando de um romance, mas de algo único.
  • Dê o produto a alguém no escritório e peça a ele para escrever o que acha.
  • Use as palavras de uma crítica de um consumidor(pergunte se eles não se importam com isso através de e-mail).
  • Não apenas reescreva o conteúdo que você recebe do fabricante, realmente escreva o que você pensa sobre o produto. Divirta-se com ele. Veja exemplos na Amazon eZappos.
  • Encoraje seus consumidores a revisar seu produto. Envie um e-mail para eles uma semana depois de eles receberem o produto e dê a eles um link para a página do produto com um pedido para criticá-lo. Veja o exemplo do Modcloth abaixo:


Este artigo é uma republicação feita compermissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em http://www.seomoz.org/blog/ecommerce-syndicated-content-how-to-win