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Engenharia de vendas online e sua real importância para o e-commerce

Por: Alberto Valle

É consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e da Academia do Marketing, escola especializadas em treinamentos na área do marketing digital e mídias sociais.

Em um projeto de e-commerce a engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção, mas essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico. Não que seja um bicho de sete cabeças e que não possa ser resolvida por qualquer pessoa que tenha feito um bom curso de administração de empresas. A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio, e no e-commerce não é diferente.

O grande segredo da engenharia de vendas online é conseguir uma integração tal entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente dos pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento. Em nosso curso de e-commerce chama atenção para isso logo no início do treinamento, já que a questão essa é uma ferramenta fundamental para o sucesso de uma operação de e-commerce.

Qual o segredo da engenharia de vendas online

Não adianta tentar mistificar a coisa, o segredo da engenharia de vendas online reside em um bom planejamento e do conhecimento do mercado. Durante a etapa de elaboração do plano de negócios para seu e-commerce, é necessário definir de maneira clara, quais são os elementos da cadeia de suprimentos do e-commerce e de logística de entrega para que todo o processo ocorra sem chances de ocorrência de gargalos que possam prejudicar a eficiência e consequentemente a imagem da loja virtual.

Se no mundo físico a engenharia de vendas merece toda atenção do mundo, no mundo online não é diferente. Vejamos então, quais são os fatores a serem considerados em seu e-commerce.

Fatores determinantes de uma boa engenharia de vendas online:

  • Parcerias bem consolidadas com fornecedores;
  • Sistemas de administração de estoques eficientes;
  • Integração entre a plataforma de e-commerce e sistemas de gestão de estoques;
  • Sistema de entrega eficiente, fundamental na engenharia de vendas online;
  • Transparência do processo de entrega para os clientes do e-commerce
  • Boa estrutura de logística reversa.

Como você pode ver, são questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou online.

Engenharia de vendas online significa planejamento

Quando insisto em planejamento no e-commerce em meus cursos e palestras, sei do que estou falando. Nos mais de dez anos que atuo neste mercado, já vi projetos incríveis desmoronarem por falta de planejamento e as estatísticas revelam que a taxa de mortalidade de empresas que iniciam no e-commerce é inversamente proporcional ao grau de tempo gasto no planejamento de sua implementação e operação. Um projeto de e-commerce é muito mais que a simples criação de uma loja virtual, que a bem da verdade, é a etapa final.

Não se assuste com o dragão que volta e meia é pintado nesta área. Engenharia de vendas online é simplesmente uma questão de planejamento estratégico.