iFood democratiza o delivery e permite ao Seu Zé lutar contra o McDonald’s
Pense em uma luta desigual: um restaurante localizado em uma pequena portinha em um bairro de classe média no Rio de Janeiro contra uma gigante americana do fast-food, conhecida por todo mundo e com mais de 10 mil restaurantes espalhados nos quatro cantos do planeta. Quem você acha que vence a disputa?
Enquanto o Seu Zé conta as moedinhas dos seus consumidores, o McDonald’s possui um orçamento de marketing infinito e uma penetração gigantesca. Admita, você sabe cantar a musiquinha do Big Mac até hoje (dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial...) e reconhece o Ronald McDonald de longe.
Essa luta teria tudo para ser um massacre no delivery, se não houvesse uma ferramenta atualmente que tem transformado a vida de muitos empreendedores: o iFood, a maior e mais completa plataforma de entrega de alimentos do Brasil. Nela, o Seu Zé e o McDonald’s competem de igual para igual. E, nesse marketplace feroz, ganha quem tiver o melhor produto e preço.
O iFood surgiu e permitiu que diversos empreendedores alcançassem uma gama ampla de possíveis consumidores, que antes eles não conseguiam impactar, sem ter que se preocupar com marketing, plataforma, aplicativo etc.
Foi revolucionário. Não é uma coincidência que o iFood dobra de tamanho todo ano há quase uma década. São oito anos de crescimento de três dígitos ano após ano. Eu procurei o número de restaurantes cadastrados para colocar neste artigo e desisti: o ritmo é tão acelerado, que esse número vai ficar datado entre minha pesquisa, a publicação do artigo e o momento em que você o lê.
Afinal, a pandemia acelerou os negócios do iFood de maneira surpreendente. O McDonald’s pode até ter caixa e crédito para sobreviver a esse período, mas o Seu Zé provavelmente só não fechou seu estabelecimento por conta da demanda que o aplicativo mandou para seu comércio.
Em uma época de difícil sobrevivência, o iFood conseguiu ajudar empreendedores de subsistência e entregadores a terem a necessária renda para sobreviver. O delivery cresceu bastante, e os players menos tradicionais conseguiram se beneficiar disso também, graças à plataforma.
Comentários