Há pouco tempo foi realizado o webinar “A importância de diversificar o sortimento e linha de produtos no marketplace”. O conteúdo foi exibido para o público do E-Commerce Brasil e pode ser acessado por esse link.
Alguns apontamentos sobre as razões pelas quais o seller deveria começar a pensar em diversificar seus produtos envolvem a capacidade de renovação do negócio e também uma oportunidade de aproveitar o mercado gerado pela long tail (cauda longa), ou seja, os mercados de nicho.
Nesse sentido, a demanda por artigos de coleção, produtos personalizados, de decoração ou orgânicos, por exemplo, poderiam ser aproveitados pelos vendedores que querem expandir o negócio.
Fora isso, outro benefício da diversificação é que ela ajuda a diminuir os riscos do negócio, o que pode ocorrer com mais frequência entre sellers que possuam poucos itens expostos no marketplace.
Já para o cliente, essa diversificação permite que ele encontre tudo o que procura, “do alfinete ao foguete”, em um único lugar. O cliente tem no marketplace a vantagem de encontrar toda a gama de produtos que procura, fazer um único checkout, manter um único carrinho de compras e parcelar uma única conta, optando entre diversificadas formas de pagamento como boleto, cartões de crédito de várias bandeiras, etc.
Por ter uma experiência positiva do início ao fim, o cliente tende a voltar a comprar no marketplace e isso cria um círculo virtuoso capaz de beneficiar a todos. O cliente se beneficia, pois chega até ali atraído pela grande disponibilidade de produtos em um só lugar; o seller porque encontra neste espaço um tráfego qualificado, em uma estrutura de baixo custo, de forma que consegue propor ofertas cada vez mais competitivas. Isso acaba atraindo mais clientes para o ambiente e faz o ciclo se manter de forma positiva para todos os envolvidos.
É importante salientar que o seller deve dar preferência a diversificar o sortimento de produtos relacionados ao seu segmento original, assim ele aproveita o conhecimento do negócio e se torna especializado dentro daquele ramo.
O papel do marketplace é poder garantir que o seller desenvolva sua linha de produtos sem comprometer estruturas básicas do negócio. Se nada der certo, ele não perderá dinheiro que demandaria a criação de um novo site, layouts, etc. Neste caso, ele só precisaria zerar seu estoque e já estaria apto para testar a venda de outro produto. Ele consegue aumentar seu faturamento de maneira estruturada e cresce de forma responsável.
Para entender mais os outros benefícios de diversificar o sortimento de produtos no marketplace e como fazer isso, vale assistir na íntegra o Webinar. Para isso, não deixe de acessar o link para o vídeo, clicar em “assista ao webinar”, na extremidade direita da página, e conferir!