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Não existem atalhos no e-commerce

Por: Alberto Valle

É consultor e instrutor da equipe do Curso de E-Commerce, consultoria carioca especializada em treinamentos nas áreas do comércio eletrônico e da Academia do Marketing, escola especializadas em treinamentos na área do marketing digital e mídias sociais.

Muitas vezes as pessoas me perguntam como montar uma loja virtual sem investir quase nada, “só pra testar” costuma ser o argumento. Inevitavelmente a minha resposta é: Esqueça. O mais engraçado é que as expectativas de resultados dessa empreitada “só pra testar” costumam ser elevadas. Não faz o mínimo sentido alguém querer participar de um mercado tão competitivo desses achando que não terá que fazer um investimento sério no projeto. Não estou falando de milhões, já que atualmente é possível abrir uma loja virtual com um capital bastante reduzido, comparando-se às outras opções no mundo físico.

Para piorar essa situação, algumas empresas, fazem ofertas do tipo “sua loja grátis” ou “loja virtual sem esforço”, uma proposta que todo profissional de mercado sabe que não funciona. Essas ofertas acabam por fazer com que as pessoas achem que o consultor de e-commerce está de má vontade ou coisa assim, o que não é o caso.

A abertura de uma loja virtual exige sim investimento e acima de tudo muito trabalho e técnica. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais costumo avisar aos novos empreendedores logo no primeiro módulo, que loja virtual não é vídeo game. A tela de “Game Over” não tem botão de “Restart“, mas sim o valor do prejuízo. Loja um projeto de e-commerce exige muito planejamento e também investimentos. Por isso, esqueça qualquer tipo de atalho para o sucesso no e-commerce.

Aviso aos navegantes:

Para os futuros empreendedores que ainda não estão a par dos custos envolvidos em um projeto de e-commerce e os meandros da montagem de uma loja virtual, deixo aqui alguns avisos.

  • Investimento – Faça um planejamento e determine um orçamento realista para o seu projeto de e-commerce. Fuja de soluções simplistas como loja virtual grátis ou qualquer outra proposta que garanta o sucesso sem esforço, isso simplesmente não existe no mundo virtual da mesma forma que não existe no mundo físico.
  • Plataforma de e-commerce – Busque uma solução de e-commerce que seja escalável já que o seu negócio deve ser criado para crescer. Procure uma plataforma de e-commerce que garanta a expansão da loja a médio e longo prazo, pois a troca de plataforma sempre é traumática.
  • Marketing digital – Tenha em mente que atualmente o maior gasto com um projeto de e-commerce é justamente na parte de divulgação, portanto, faça uma alocação adequada de recursos para essa etapa para não ficar sem fôlego financeiro mais adiante.
  • Capacitação – Invista na capacitação de pessoal para que sua loja tenha um gerenciamento adequado. O comércio eletrônico está cada vez mais técnico e “a menina da contabilidade que tem MSN” nem sempre é a pessoa ideal para o gerenciamento da sua loja virtual.

O e-commerce é um dos segmentos que mais cresce na economia brasileira e mundial, e justamente em função disso tem se tornado cada vez mais profissional. Por isso, fuja de soluções simplistas ou atalhos para o sucesso porque a decepção é certa. Encare o seu projeto de e-commerce como o investimento que ele é na verdade e os resultados certamente serão compensadores.