Quando o assunto é crédito, o brasileiro está constantemente em busca de alternativas que expandam suas possibilidades de compras, esticando o limite do cartão, dos prazos e das parcelas. Pagamento com 2 cartões, por exemplo, é uma prática que alguns e-commerces já utilizam como atrativo.
No primeiro trimestre de 2021, foram transacionados no Brasil nada menos que R$ 335,9 bilhões por meio dos cartões de crédito, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Esse montante representa um crescimento de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números não diferem pagamento com 2 cartões ou apenas com 1.
O uso da modalidade de crédito é tão importante no mercado nacional que quatro em cada dez consumidores já deixaram de ir a estabelecimentos que não aceitam essa forma de pagamento, como bares, restaurantes e lanchonetes, ou desistiram de fazer compras, incluindo ambulantes e postos de combustíveis.
Essa conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Diretores Lojistas (CNDL). O levantamento demonstra em números comportamentos que são observados com frequência na prática varejista, como a preferência por parcelamentos, a posse de mais de um cartão por pessoa e o hábito de pegar emprestado o cartão de familiares ou amigos para ter acesso a um limite maior de crédito.
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Apesar de esses dados se referirem a situações de compra presenciais, eles dialogam diretamente com um dos principais motivos para abandono do carrinho no e-commerce, que é o limite reduzido do cartão do cliente.
O levantamento da SPC Brasil e da CNDL mostrou que o limite médio do brasileiro em 2018, quando a pesquisa foi realizada, era de R$ 1.401. No entanto, há diversos itens do dia a dia da população que extrapolam esse teto, como eletrodomésticos e produtos eletrônicos.
Além disso, cerca de um terço dos usuários de cartão de crédito não sabe qual é o limite a que tem direito. Dessa forma, no ambiente virtual, é recorrente que as pessoas realizem toda a jornada de compra até se depararem com a recusa do pagamento devido à insuficiência de crédito e, então, abandonem o carrinho.
Brasileiro e o uso do cartão de crédito
Confira alguns destaques do levantamento sobre o comportamento do consumidor brasileiro em relação ao crédito.
- Entre brasileiros que possuem cartão de crédito, 40% têm dois cartões ou mais. A média nacional é de 1,76 por pessoa.
- O hábito de parcelar compras no cartão de crédito é comum para praticamente a metade dos que consumidores que utilizam essa modalidade de crédito: 47% o fazem pelo menos uma vez ao mês, sobretudo no caso de roupas, calçados e eletrodomésticos.
- 19% dos respondentes costumam comprar parcelado com o cartão de crédito de terceiros, sobretudo pessoas com ensino superior incompleto.
- Na hora de pedir o cartão emprestado, os pais são aqueles a quem os consumidores mais recorrem (32%). Em seguida aparecem amigos (21%), outros familiares (20%), irmãos (16%) e cônjuges (15%).
- Dentre os consumidores que possuem cartão de crédito, um em cada três (34%) não sabe qual é o limite para fazer compras, com percentuais mais expressivos entre as mulheres (47%) e pessoas sem renda própria (77%, contra 16% entre os que possuem renda).
- Entre as vantagens percebidas no uso do cartão de crédito, 25% citam o fato de poderem parcelar o valor das compras, 13% citam a possibilidade de fazer compras mesmo quando não têm dinheiro e 12% falam no prazo para pagar (período entre a data da compra e o pagamento da fatura).
Desafio para o e-commerce
O abandono do carrinho de compras motivado pela recusa do pagamento por falta de limite de crédito é um desafio que precisa ser enfrentado como prioridade pelas plataformas de e-commerce.
Afinal, são clientes que desejam o produto, escolheram a loja, aceitaram as condições de entrega e de preço, têm meios para arcar com a negociação e já se decidiram pela compra. Ou seja, todo o esforço de marketing, precificação e venda deu certo, mas a compra não se concretiza por uma limitação na última etapa dessa jornada.
Como, então, viabilizar as compras com tickets maiores? A resposta para o e-commerce é simples e imita o que já acontecia presencialmente. Assim como os estabelecimentos físicos permitem que o cliente pague a conta usando diferentes formas de pagamento quando vai diretamente à loja, no meio virtual basta habilitar a opção de pagar com dois cartões de crédito.
Na prática, essa funcionalidade aumenta a conversão em vendas, pois permite que o usuário some os limites de seus cartões – e, como a pesquisa demonstrou, a média do país se aproxima de dois cartões por pessoa. Portanto, se a pessoa tiver R$ 1.000 de limite disponível em um cartão e R$ 1.000 disponível em outro, com os dois cartões ela consegue finalizar uma compra de até R$ 2.000.
Oferecer a opção de pagamento com mais cartões amplia o poder de compra do cliente, garantindo acesso a produtos de valor mais elevado e viabilizando a aquisição de mais itens de uma só vez – o que é cada vez mais relevante, considerando-se o aumento expressivo das vendas online e dos serviços de delivery impulsionados pelo isolamento social.
Como ainda existem diversos estabelecimentos virtuais que não aceitam essa modalidade de pagamento, aqueles que a disponibilizam tendem a ganhar a preferência e a fidelidade do consumidor.