Dois dos maiores detratores de vendas no digital hoje são o custo e o prazo de entrega. A nível global, a taxa de abandono de carrinho chega a 71,3%. Entre os principais motivos estão os custos extras, o valor do frete e outras taxas de entrega (45%), assim como os envios mais demorados, com prazos que vão além do que o consumidor espera (22%).
Esse panorama mundial, revelado pela Statista, não é tão diferente da realidade brasileira. Por aqui, o abandono de carrinho atingiu 80% em 2023, sendo o frete caro um motivo de desistência para 65% dos clientes, e o prazo de entrega um desmotivador para 32%, segundo o levantamento da Opinion Box.
Com esses dados em mãos, quero entrar no ponto principal desse artigo: a logística é o novo marketing. Veja bem, se o mercado consumidor traz claros sinais de que o custo e o prazo de entrega são os maiores impedimentos para uma compra online, é justamente nessa veia logística que você tem que atacar para buscar eficiência e margem na sua operação de e-commerce. Com isso em mente, sua estratégia fica bem mais assertiva para sanar ou minimizar essa problemática.
Reduzindo custos de frete
Mas então, como otimizar custos da operação logística para que o valor do frete lá na ponta, para o cliente final, seja reduzido e se torne um diferencial competitivo? Um dos caminhos é apostar em centros logísticos alocados próximos dos grandes centros de consumo. Ao mesmo tempo, também é interessante ter esse ponto de distribuição em Estados ou cidades que possuem algum tipo de incentivo fiscal ou tributário.
Esses dois cenários se apresentam na cidade de Extrema, em Minas Gerais, que possui uma redução de 10% a 12% da taxa de ICMS, e que está a pouco mais de 100km de São Paulo, o que representa um trajeto de apenas duas horas. Em conjunto, esses fatores contribuem para um frete mais barato, assim como para uma logística mais estratégica e rentável.
Diminuindo prazos de entrega
O que também pode reduzir custos e, consequentemente, diminuir os prazos de entrega é o uso de tecnologias dotadas de inteligência de dados, que indicam a melhor rota de transporte e que atuam diretamente no last mile. Aliado à localização do centro de distribuição, esse recurso pode, inclusive, proporcionar a realização de entregas na modalidade same day delivery, indo de encontro com o imediatismo do consumidor moderno.
Para que tudo isso aconteça, cada processo logístico precisa estar muito bem definido e sendo operado por uma equipe que tem uma visão 360º das entregas. Essa integração, e o acompanhamento em tempo real da frota de transporte, por meio de uma torre de controle logística ou de um painel de BI, diminuem infinitamente as chances de atraso na entrega, o que impacta diretamente na experiência de compra.
Colocando foco total em logística
Por tudo isso, é extremamente importante ter uma visão holística da jornada de digitalização, independente se ela for voltada para o B2B ou para o D2C. E mais do que isso, a etapa logística deve ser tratada realmente como o novo marketing.
Não, ela não divulga a sua marca em amplas campanhas de captação de novos clientes, mas ela tem o poder de fidelizar a base já conquistada e fazer com que esses consumidores satisfeitos, e que tiveram uma boa experiência, sejam defensores da sua loja online e tragam uma parcela ainda mais engajada e fiel. Todos esses são indicadores que colocam o seu negócio na rota do sucesso, com uma operação logística que traz mais margem e eficiência a curto, médio e longo prazo.