default

Porque a logística é o novo marketing

default
Por: Aline Genaro

Head Comercial de Logística da Infracommerce

Profissional com mais de 17 anos de experiência na área comercial e e logística.

Esse panorama mundial, revelado pela Statista, não é tão diferente da realidade brasileira. Por aqui, o abandono de carrinho atingiu 80% em 2023, sendo o frete caro um motivo de desistência para 65% dos clientes, e o prazo de entrega um desmotivador para 32%, segundo o levantamento da Opinion Box.

default
Mas então, como otimizar custos da operação logística para que o valor do frete lá na ponta, para o cliente final, seja reduzido e se torne um diferencial competitivo?

Reduzindo custos de frete

Diminuindo prazos de entrega

O que também pode reduzir custos e, consequentemente, diminuir os prazos de entrega é o uso de tecnologias dotadas de inteligência de dados, que indicam a melhor rota de transporte e que atuam diretamente no last mile. Aliado à localização do centro de distribuição, esse recurso pode, inclusive, proporcionar a realização de entregas na modalidade same day delivery, indo de encontro com o imediatismo do consumidor moderno. 

Para que tudo isso aconteça, cada processo logístico precisa estar muito bem definido e sendo operado por uma equipe que tem uma visão 360º das entregas. Essa integração, e o acompanhamento em tempo real da frota de transporte, por meio de uma torre de controle logística ou de um painel de BI, diminuem infinitamente as chances de atraso na entrega, o que impacta diretamente na experiência de compra.