O artigo Beyond Exact Match Anchor Text, de Cyrus Shepard, me inspirou a criar um experimento. Cyrus afirmou que houve evidências que sugerem que a correspondência exata do link do texto âncora talvez não seja o santo graal que uma vez foi. Eu queria testar essa teoria por mim mesmo e tentar investigar um pouco mais a fundo a efetividade dos diferentes tipos de links e tentar identificar qual é o mais eficaz. Eu também queria ter uma ideia de quão avançado o Google está no reconhecimento do contexto ao redor de um link, por exemplo, se é realmente necessário incluir uma palavra-chave no texto âncora, ou ele consegue processar palavras “não-chaves”, como links do tipo “clique aqui” – caso eles sejam colocados perto da palavra-chave.
Antes de começarmos, quero dizer que meu teste foi bem pequeno (três novos domínios, três mini-sites, 10 links para cada um), o que significa que por nenhum padrão minhas descobertas são conclusivas, mas acredito que elas definitivamente oferecem mais conteúdo para pesquisas e algumas áreas que valem a pena serem investigadas mais profundamente.
Fase #1 – Seleção de Palavra-chave
Eu estava em busca de uma palavra-chave com pouca competição, por assim dizer. Minha lógica estava baseada em deixar este teste o mais imparcial possível, uma vez que a única competição seriam os outros sites desse experimento.
Isso significa que estaríamos em controle de outras variáveis, como otimizações na página e idade do domínio, o que nos garantiria mais uma indicação do impacto que os diferentes links estavam tendo. Um “SERP de laboratório”, ao invés de um SERP que foi arrancado da natureza.
Eu escolhi a ‘Orange Mega Sweets’, porque ela tinha uma competitividade realmente baixa e eu precisava de uma frase chave com, pelo menos, três palavras para que o experimento fosse possível.
Fase #2 – Compra do Domínio
O próximo passo era adquirir três domínios. Eu queria três domínios recém criados, para que nenhum outro fator influenciasse. Eu considerei adquirir o domínio que correspondesse exatamente, para ver como ele iria rankear, comparando com os três acima, mas no final eu desisti, pois esta não era minha intenção com este experimento.
Acima você vê o screenshot tirado no dia 13 de Setembro de 2011 detalhando o registro do PurpleSweets.com, YellowSweets.com e BlueSweets.com. Eu decidi por esses três para garantir que eles eram igualmente relevantes, com comprimento parecido e com estilo uniforme – mais uma vez para tentar deixar este teste o mais imparcial possível.
Eu também paguei por um novo plano de hospedagem para garantir que absolutamente nenhuma associação fosse feita entre esses sites e meus outros websites. Em retrospectiva, eu deveria ter ido além, porque eu deveria ter comprado um plano de hospedagem para cada um, para garantir que nenhuma associação fosse feita entre os três sites do teste.
Fase #3 – Construção do Website
Foram construídos microsites muito simples com a última versão do WordPress, adotando o WooTheme como padrão.
Eu fiz alguns tweaks, como a remoção dos links de atribuição do rodapé, mudei a homepage para exibir conteúdo fixo, linkei para uma entrada relevante da Wikipedia para adicionar alguma influência, deixei o título em texto e adicionei uma tagline de palavra-chave. Eu fiz as mesmas mudanças de página em todos os websites.
A cópia do corpo em cada um dos sites foi diferente mais uma vez (ainda que igualmente ruim) e eu também encontrei uma imagem diferente para cada um dos sites, mas mantive o mesmo título e os parâmetros ALT para ser justo.
Fase #4 – Linkbuilding
Esta parte do experimento foi a mais desafiadora. Decidir quais tipos de links adquirir certamente foi uma decisão difícil de tomar. No final, eu fiquei com um lote de 10 links para cada um dos três sites. Eu fiquei com algumas fontes de links que eu sai que indexam muito rápido (leia – levemente muito quente para projetos de clientes). Como isso era um experimento, não importava se os domínios fossem queimafos.
(URLs de Links mascaradas para proteger as fontes – mas eu sei que você provavelmente consegue encontrá-las, se você realmente quiser!)
Como você pode ver, para a BlueSweets.com eu construí links muito parecidos com links orgânicos, usando texto âncora sem palavras chaves, como “aqui”, “clique aqui”, e aí por diante. Minha teoria com esse tipo de link é que eu queria testar quão inteligente o Google era em reconhecer o contexto de links como o “clique aqui”, localizados tão perto da frase alvo com as palavras-chaves ‘orange mega sweets’.
No PurpleSweets.com, eu fiz uma correspondência exata de texto âncora com o YellowSweets.com. Eu mantive as coisas um pouco caóticas com uma mistura de links de texto âncora parciais.
Para ser o mais científico possível, eu criei links para os três sites que eram de fontes muito parecidas, e criei um link por vez para cada website – todos os links foram completados e estavam prontos em um período de 24 horas.
Fase #5 – Os Resultados
Aqui estão os rankings para cada um dos websites no segundo dia do experimento (14 de setembro):
Como esperado, nenhum dos sites ranqueou dentro dos top 50. Mas e no dia 15 de setembro?
Interessantemente, no terceiro dia da pesquisa, e segundo em que os sites estavam no ar, o BlueSweets.com foi direto para o número um para a palavra-chave alvo. Caso não se lembre, esse era o site com os links de texto âncora com o “clique aqui”.
Foi um começo surpreendente, dado que acreditava que links de textos âncora sem palavras-chave provavelmente não tinham a relevância necessária para o Google, mas talvez eu esteja errado, e talvez o Google tenha ficado mais esperto em reconhecer o contexto em volta de um link… No entanto, meu faro diz que um dia é muito cedo para fazer qualquer tipo de julgamento.
No dia 16 de setembro o BlueSweets.com manteve sua posição – veja o screenshot abaixotirado do Google.com, acessado através de um proxy.
Em 17 de setembro, o BlueSweets.com ainda estava em primeiro lugar e os outros dois sites não estavam nem perto de serem vistos.
Mais tarde naquele dia, eu rodei o Rank Tracke de novo (sim, eu checava os rankins duas vezes por dia!) e as coisas tinham realmente se embaralhado:
Do nada, o YellowSweets.com tomou a liderança e o BlueSweets.com desapareceu do radar. O YellowSweets.com é o website com o perfil de links que consiste de links parciais de texto âncora que sejam correspondentes:
Você irá notar que a URL de ranking era http://yellowsweets.com/p ao invés da URL principal – estranho, considerando que eu, erroneamente, instalei o WordPress ali por menos de cinco minutos antes de perceber o que eu tinha feito, removê-lo e re-adicioná-lo à pasta raíz. Se alguém tiver uma teoria sobre como o Google conseguiu fazer isso, ou o que aconteceu… Eu adoraria saber!
Eu deixei as coisas seguirem seu curso por alguns dias, e no dia 21 de setembro, vimos o seguinte:
O YellowSweets.com ainda está em primeiro lugar e tem um resultado paralelo em segundo. O PurpleSweets.com (que tem 10 links de texto âncora com correspondências exatas) de repente aparece, saindo da segunda para a terceira posição, o que ele tinha conseguido apenas um dia antes (20 de setembro).
Avance uma semana e tudo parecerá mais ou menos igual…
Em 28 de setembro, o YellowSweets.com perdeu seu resultado paralelo, mas o site se manteve como primeiro, e o PurpleSweets.com em terceiro. O BlueSweets.com não está em nenhum lugar que possa ser visto.
Sumário
Pequena retratação
Durante este experimento de duas semanas, houve uma ocasião em que os dados do rank tracker do SEOmoz não correspondeu aos rankings vistos, quando uma busca era feita manualmente via proxy.
Faça disso o que quiser, mas acredito que isso não me afasta da validação geral do experimento porque eu estava tentando identificar padrões no movimento de um site relativos um ao outro, ao invés de rankins específicos, de um dia específico.
O que aprendi com este experimento: O Google ainda não chegou lá
Talvez o Google ainda não tenha chegado lá com sua avaliação de contexto de link – os resultados desse experimento parecem sugerir que o Google ainda precisa de uma dica e coloca um alto grau de confiança na relevância do texto âncora (seja correspondência parcial ou exata).
Os links construídos para cada um desses sites foram de fontes seguras de websites que não foram tão relevantes. As páginas em que esses links foram colocados, no entanto, fizeram algumas das relevâncias e sinais corretos, em termos de conteúdo escrito a mão largamente relevante, um título decente de página e nenhum link pago desagradável.
Para esse SERP em particular, pelo menos, o Google ainda parece dar uma grande quantidade de importância para o texto âncora de um link, ao invés do contexto, ou relevância percebida.
Correspondência Parcial é a melhor estratégia a longo prazo
Apesar de o YellowSweets.com ter sido o mais devagar neste experimento, ele teve um crescimento constante e manteve sua posição. Isso indica que a correspondência parcial do linkbuilding na prática é o mais seguro, em termos de estabilidade e potencialidade a longo prazo, além de ser mais eficaz agora e no futuro (provando o que Cyrus estava dizendo em seu ‘Beyond exact match’ WBF).
Pense além do link
No final, voltamos para a afirmação do Cyrus: “julgue como um ser humano”. Na prática, um perfil de link inteiramente consistente com links de correspondência exata não parecem naturais e será fácil para o Google, no futuro, desvalorizar uma grande proporção do seu perfil de link de uma só vez.
Avalie as oportunidades de link também como uma oportunidads promocionai e de reconhecimento de marca e tráfego, e sempre busque um maneira de construir uma presença online que irá sobreviver no futuro, que, ao que parece, será menos sobre links.
Perguntas
- O que fez o BlueSweets.com pular direto para primeiro? E isso acionou algum tipo de aviso/penalidade que fez ele desaparecer?
- Sabemos de penalidades por fazer links com correspondência exata a mais, então porque o PurpleSweets.com escapou ileso? Ele tem um perfil de link consistente com 100% de links de correspondência exata e nenhum outro site de competição direta tem esse quantidade de links de correspondência exata para essa palavra chave, então na teoria esse site deveria se sobressair.
- Isso me leva para o meu próximo ponto: quais resultados nós veríamos em um setor diferente? O Google sem dúvida monitora alguns SERPs mais do que outros, então o que seria considerado um número de links correspondentes exatos perigoso, depende do mercado em questão.
Gostaria de finalizar dizendo que todos os links foram construídos somente para objetivos de teste. Se vocês encontrar as fontes de link (parabéns para você!) por favor, mantenha-as para você. Eu comecei o processo de remoção dos links, uma vez que o experimento está sendo finalizado.
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Este artigo é uma republicação feita com permissão. SEOMoz não tem qualquer afiliação com este site. O original está em: http://www.seomoz.org/blog/which-type-of-link-anchor-text-is-the-most-effective-an-experiment.
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