Uma estratégia comum para a transformação digital segue uma solução focada em tecnologia. O problema é que, se você se concentrar apenas na solução tecnológica, isso não leva em consideração os aspectos mais críticos de sua organização: os processos e os comportamentos de seu pessoal. São as pessoas que precisam mudar para que a solução tecnológica seja bem-sucedida.
Na outra ponta do espectro está o modelo de mudança digital sustentável. “O modelo de mudança digital sustentável começa com o objetivo em mente e considera seus processos e seu pessoal em primeiro lugar”, diz Lorena Schoenfeld, diretora executiva da Proudfoot. “Isso garante que o investimento em tecnologia seja o correto.”
Portanto, em vez de iniciar sua jornada de transformação escolhendo a solução de tecnologia, a melhor resposta é investigar as necessidades do negócio e depois investir na solução mais adequada.
Pronto para ter sucesso na sua transformação digital? Aqui estão sete itens obrigatórios para todos os negócios.
1. Vincule a transformação digital à estratégia de negócios
É preciso haver uma ligação clara entre a estratégia geral da empresa e a jornada de transformação digital. “Você precisa perguntar o que realmente deseja alcançar com seus esforços de digitalização e sua jornada de transformação.”
2. Certifique-se de que seu caso de negócios seja claro
Deve haver um caso de benefícios operacionais para priorizar suas iniciativas digitais. Você quer se concentrar no valor, o que significa que sua transformação digital deve estar atrelada a um caso de negócios.
3. Cuidado com processos ruins
Há uma maneira certa e uma maneira errada de digitalizar seus processos de negócios. A maneira errada é simplesmente digitalizá-lo como está, o que significa que as falhas do passado serão mantidas após a conclusão da transformação digital, criando potencialmente um efeito de bola de neve com resultados ainda piores. “A digitalização geralmente falha quando processos ruins são digitalizados ou as interfaces não são bem compreendidas”, diz Schoenfeld. “Portanto, o impacto pode ser muito maior depois.”
4. Adquira os recursos certos
Quando se trata de se preparar para sua transformação digital, você precisa designar as pessoas certas para os cargos certos. Claro, sua equipe de liderança é fundamental. No entanto, você também deve trazer seu pessoal operacional.
5. Escolha seus projetos de digitalização de forma seletiva
O que acaba sendo ‘bom’ e ‘certo’ para sua organização pode não ser imediatamente claro para todas as partes. É por isso que é essencial que seus líderes de transformação digital consultem continuamente a estratégia de negócios. Quando você alinha suas decisões com a estratégia, sempre há um caminho claro a seguir – em vez de simplesmente seguir o fluxo social de novas tecnologias e esperar que elas se integrem facilmente à sua organização.
6. Sistemas subutilizados
Às vezes, ferramentas e sistemas são implementados, mas as pessoas não sabem como aproveitar seus pontos fortes. Os sistemas podem ser implantados, mas, sem treinamento, eles se tornam ineficientes e podem até desacelerar suas operações diárias.
7. Consciência digital corporativa
“Um erro comum é que você tem muitos dados – muitas organizações capturam dados em excesso e acabam com muitos relatórios complexos demais para entender”, diz Lorena. “Em oposição a isso, você deseja direcionar comportamentos por meio de dados.”
O que fazer antes de selecionar a tecnologia digital
Alinhamento executivo
“O alinhamento executivo é fundamental em termos de qual deve ser o futuro Modelo Operacional-Alvo. Uma vez que todos tenham concordado com isso e entendido, deve haver alinhamento em toda a empresa. Isso facilita a digitalização.”
O valor dos casos digitais
“Trata-se realmente de ter casos digitais úteis, em vez de apenas casos de uso.
As organizações bem-sucedidas precisam pensar nos casos de uso de negócios e alinhar sua infraestrutura de TI de front-end, middle-end e back-end para atender a essas necessidades. Caso contrário, existe um perigo real de que as mudanças de TI não se alinhem com o que o negócio precisa e, mais importante, com o que o cliente precisa.
Contribuição: Supply and Demand Chain Executive