O Dia dos Namorados está entre as datas comemorativas mais importantes do varejo brasileiro, ficando atrás somente do Dia das Mães e do Natal. Por esse motivo, os lojistas se preparam para atender os apaixonados que vão em busca de presentes para a pessoa amada.
Com a pandemia da Covid-19, a data também foi afetada e apresentou uma significativa queda nas vendas de todos os setores em 2020. O cenário foi revertido em 2021 e também se mostra bastante promissor para este ano, como apontam os dados da Neotrust. E é esperado que as vendas ultrapassem um total de R$6,5 bilhões, resultado alcançado anteriormente.
E-commerce na preferência dos consumidores
Embora o panorama esteja caminhando para uma possível normalização, o e-commerce se mantém como preferência dos consumidores. E isso reforça o seu crescimento nos últimos dois anos. A previsão é de que a data mais romântica do calendário comercial continue expandindo o faturamento para as lojas virtuais acompanhando o novo modelo de consumo.
Conforme o relatório elaborado pela Neotrust, o Dia dos Namorados em 2021 fez o varejo digital faturar R$6,5 bilhões entre 28 de maio e 11 de junho (período analisado), uma alta de 3,24%. Para 2022, as empresas estão investindo na otimização de suas estratégias em canais digitais para entender o novo cotidiano e oferecer a melhor experiência de compra possível.
Além disso, elas estão em busca de fomentar ações para atrair clientes das gerações mais jovens. Isso porque o perfil dos consumidores que comemoraram o Dia dos Namorados tem uma alta proporção na faixa etária de 18 a 24 anos. E as intenções de compra ficam no valor de aproximadamente R$270.
Foco na jornada de compra do cliente
Para atender às exigências dos consumidores, mais do que bons preços e produtos, os varejistas online também estão preocupados em oferecer uma melhor jornada de compra dentro do site. Por esse motivo, visando a um bom desempenho nas vendas durante o Dia dos Namorados em 2022, as marcas estão apostando em uma infraestrutura que suporte altos volumes de acesso, comunicação mobile-first, tecnologias que facilitem a acessibilidade.
Promoções são um excelente chamariz quando se trata de aumentar o fluxo de vendas. Mas para engajar os consumidores durante essa data e, posteriormente fidelizá-los, é necessário planejar estratégias que abrangem conteúdo, comunicabilidade e experiência de compra.
A integração entre o online e o offline
É importante entender, no entanto, que as vendas online não terão impacto negativo sobre as vendas em canais físicos. Estima-se que, até 2025, o e-commerce não só crescerá 42% no Brasil, como também representará quase 39% do crescimento total das vendas no varejo.
Como também irá impulsionar uma nova dinâmica de compra entre os canais virtuais e físicos, integrando os processos e unificando as experiências. Ou seja, a presença online pode gerar mais vendas nas lojas físicas através da unificação dos estoques e possibilitar compras mais facilitadas por meio de recursos como o “clique e retire”. Isso confere ao cliente a opção de retirar seu produto em uma loja próxima com a intenção de obtê-lo em poucas horas.
Isso significa que, independentemente dos canais que sua marca opere, alinhar sua estratégia com as necessidades do cliente e alto foco na experiência do usuário é essencial para ter um evento de sucesso.
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