Logo E-Commerce Brasil

E-commerce aumenta 10% e Saraiva tem lucro no trimestre

Por: Eduardo Mustafa

Graduado em 'Comunicação Social - Jornalismo' com experiência em negócios, comunicação, marketing e comércio eletrônico e pós-graduado em 'Jornalismo Esportivo e Gestão de Negócios'. Foi editor do portal E-Commerce Brasil, do Grupo iMasters (2015 /2016), e atualmente é executivo sênior de contas na Gume

A Saraiva Livreiros Editores reverteu prejuízo de R$ 9 milhões e registrou lucro líquido de R$ 266 mil no primeiro trimestre deste ano. A receita líquida da companhia subiu 1,2% de janeiro a março, para R$ 504,7 milhões, na comparação anual. Segundo a Saraiva, o desempenho das vendas foi beneficiado pelo crescimento de 3,3% na receita bruta total

Segundo a Saraiva, o desempenho das vendas foi beneficiado pelo crescimento de 3,3% na receita bruta total do varejo no primeiro trimestre, com destaque para a performance no e-commerce, com aumento de 10%, mesmo em um cenário de forte retração econômica.

As vendas em mesmas lojas, ou seja, em unidades abertas há mais de 12 meses, mostraram crescimento de 1,1% no primeiro trimestre. O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) avançou 75,9%, para R$ 19,7 milhões.

A companhia destacou ainda aumento de participação de mercado em 3,9 pontos percentuais no negócio de livros, para 28,7%, segundo dados da consultoria GFK. “Dentro do nosso plano de racionalização de recursos e investimentos seletivos, uma estratégia importante é a troca de ativos com baixa expectativa de geração de valor por investimentos com boas perspectivas de retorno”, destacou a companhia em seu balanço.

Em relação ao primeiro trimestre de 2015, a companhia reduziu em 3,5% a quantidade de lojas abertas, de 115 para 111 unidades.

Fonte: Valor