75% de todos os adultos dos Estados Unidos encontraram os produtos “indisponíveis/fora de estoque” durante suas buscas por esses produtos nos últimos 12 meses, de acordo com um recente estudo conduzido por YouGov. A indisponibilidade no estoque ocorreu para 63% dos consumidores online no mesmo período.
Os resultados da pesquisa mostram a variedade que a compra omnichannel criou no fulfillment, resultando em níveis sem precedentes de produtos fora do estoque. Essa falta de produtos pode ter um grande impacto na forma como os consumidores vêem a marca. De acordo com um estudo recente da IHL Group, varejistas perdem $1,75 trilhões todo ano devido ao custo dos produtos fora de estoque, ao lado de estoque em excesso ou devoluções desnecessárias.
38% dos consumidores dos Estados Unidos disseram que os produtos que eles queriam estavam fora de estoque “com frequência” ou “com muita frequência) no ano passado, e 26% tiveram a mesma experiência online no mesmo período.
Para os varejistas, 58% dos consumidores decepcionados resultaram em vendas perdidas já que o consumidor acaba comprando de outra loja ou simplesmente desistindo da compra. No online o número de vendas perdidas é ainda maior: 65% desses consumidores se decepcionaram com produtos fora de estoque.
“Consumidores continuam sendo decepcionados pela incapacidade dos varejistas encontrarem demanda, tanto no online como na loja física”, aponta Bryan Nella, diretor de comunicação corporativa da GT Nexus. “Enquanto os varejistas continuam a investir no front-end do negócio – o consumidor está de olho nas promoções no site e loja física, por exemplo – atrasando a capacidade de executar a circulação de mercadorias.
“A capacidade de sentir e responder à demanda através da inteligência e visualização de um estoque é crítico para varejistas, principalmente durante o auge das compras de volta às aulas”, diz.
Algumas meses atrás, a Target criou um rápido buzz quando sua coleção de primavera Lilly Pulitzer ficou fora de estoque em menos de 24 horas após seu lançamento. O popular “250-itens”, edição limitada da coleção causou a queda do site por 20 minutos, criando filas do lado de fora das lojas físicas e resultou no descontentamento dos consumidores que usaram as redes sociais para expressar suas experiências.
Fonte: Fierce Retail