“Grande parte dos negócios digitais está fazendo o planejamento de marketing para 2025 sem nenhuma estratégia, e estou falo com autoridade, pois existem dados do mercado sobre isso”, foi o alerta do professor Silvio Meira, durante o E-Commerce Brasil Wine Summit, que está acontecendo hoje, em Mendoza,
Segundo o professor, a falta de planejamento e estratégia denuncia uma visão superficial e limitada, que não representa uma empresa que está preparada para a transformação digital na qual vivemos, mas sim uma digitalização de modelos e práticas de mercados do passado.
O marketing da velha guarda
O marketing tradicional ainda luta para reconhecer que o público não é mais uma audiência passiva, mas sim composto por comunidades ativas, em que as pessoas decidem como agir e com o que se envolver. Esse modelo legado de marketing continua a operar sob a lógica da publicidade de mão única, com canais de comunicação que praticamente não oferecem espaço para retorno.
Nessa abordagem ultrapassada, o foco está em espalhar a mensagem para o maior número de pessoas, até mesmo usando redes sociais apenas como ‘meios de transmissão’, sem levar em conta a interação real e a participação do público. Mesmo os ‘influenciadores’ são vistos apenas como novos ‘veículos’ dentro dessas redes.
Silvio Meira
O marketing da nova guarda
O mercado atual é guiado por plataformas, comunidades, efeitos de rede e ecossistemas conectados. O marketing precisa se adaptar às novas dinâmicas e aprender a se conectar verdadeiramente com elas. Infelizmente, muitas agências ainda estão presas ao modelo de publicidade tradicional e não conseguem adotar uma abordagem de marketing que realmente integre o físico com o digital.
Essa resistência reflete uma dificuldade em acompanhar as transformações radicais que o marketing sofreu nos últimos anos, em que as plataformas se tornaram a principal ponte entre marcas e consumidores.
O marketing precisa se tornar mais ágil, inspirado por dados e focado na experiência das pessoas como clientes, aproveitando as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias e plataformas figitais.
Silvio Meira
Com a transformação do ecossistema de marketing, será possível alcançar uma verdadeira integração e sinergia com o ecossistema de inovação, potencializando os resultados e a geração de valor para as empresas e seus clientes na era digital.
Segundo o professor, somente assim, ao se integrar de forma completa e sinérgica ao ecossistema figital, o marketing poderá desempenhar seu papel estratégico na construção de marcas fortes, relacionamentos duradouros e resultados sustentáveis para os negócios.