Já parou para pensar na importância de incluir testes A/B nas suas estratégias de marketing digital e como eles de fato podem impulsionar os seus resultados?
Investir nesse sistema de validação de hipóteses em CRM é relevante para basear suas decisões em dados, conhecer melhor o seu público e potencializar suas estratégias.
Veja na prática com um case de Raízen como a Pmweb conseguiu, através de teste A/B de assunto de e-mail, atingir um aumento de quase 200% na taxa de abertura, o que proporcionou o crescimento exponencial de 20x mais respostas de usuários no formulário.
Elaboração da estratégia
Através de estratégia criada pelo time Pmweb em conjunto com a Raízen, foi desenvolvida uma régua de Progressive Profiling, em que o cliente recebia um disparo de e-mail com um questionário, a fim de obter um enriquecimento de dados para uma visão mais clara dos clientes do aplicativo Shell Box ( app de pagamento dos Postos Shell e lojas Shell Select).
Com isso, o objetivo central foi conhecer o cliente com mais profundidade para incrementar as comunicações através de segmentações, com estratégias cada vez mais personalizadas, e também desenvolver ações baseadas no comportamento do consumidor.
Plano de ação
A partir de um acompanhamento diário das métricas, identificou-se a necessidade de melhoria na taxa de abertura do e-mail. Sendo assim, estruturamos um teste A/B de assunto com o objetivo de elevar essa métrica, e consequentemente a adesão à pesquisa.
Um ponto importante a destacar é que apenas o assunto do e-mail mudou através do resultado do teste. O restante se manteve com a mesma estrutura, pois para termos um teste efetivo é preciso focar em um indicador por vez.
Resultados do teste A/B
Em apenas 15 dias de implementação do teste, identificou-se o assunto que melhor performou. Com o resultado dessa análise, foi enviado um disparo pontual com o assunto que gerou mais cliques e os resultados foram incríveis:
- Aumento em 192,24% a taxa de abertura do e-mail.
- Recebimento de 20 vezes mais respostas na pesquisa.
Conteúdo relevante é a chave
Imagine que ao abrir a caixa de e-mail, o convite ao clique chega ao usuário através do assunto. Pois de nada adianta ter o layout mais elaborado, a estratégia mais incrível, a promoção mais arrasadora, se o consumidor não tiver conhecimento de tudo isso.
Por isso, trouxemos algumas dicas para você aplicar nos testes A/B de assunto:
- Invista em dinamização para que o consumidor seja impactado ao receber a comunicação.
De acordo com estudo da Convince&Convert, e-mails que incluem o primeiro nome do destinatário na linha de assunto têm uma taxa de cliques quase 20% maior do que e-mails que não incluem. - Aplique opções a partir de práticas de neuromarketing, como os elementos de linguagem que se baseiam em exclusividade, escassez, entre outros.
- Acompanhe todos os disparos e crie um acervo de assuntos que melhor
performaram para estruturar insights sobre o seu público.
A Pmweb ajuda você a melhorar seus resultados
Pensando em como colocar tudo isso em prática no seu negócio para potencializar o relacionamento com os seus clientes? Seja através da definição de estratégias de CRM, planejamento de lifecycle, integração de dados ou mesmo os mais diversos tipos de testes A/B.
A Pmweb pode te ajudar neste processo, para que as suas estratégias sejam norteadas por dados.
Que tal conversar com a Pmweb para entender como dar o primeiro passo juntos? Escreva para contato@pmweb.com.br