Uma pesquisa da comScore mostrou que 10% da renda acumulada com e-commerce nos Estados Unidos partiram de aparelhos móveis no terceiro trimestre de 2012. Isso acontece pelo fato de, cada vez mais, os consumidores estarem dispostos a utilizar seus aparelhos móveis, principalmente tablets, para realizar compras pela Internet.
Os dados apontam que o aumento dessa porcentagem coincide com o ritmo de adoção dos tablets. Desde 2010, com o lançamento do iPad, foram vendidos 40 milhões de aparelhos nos Estados Unidos. Nesse mesmo período de três anos, o percentual de renda do e-commerce proveniente de tablets e smartphones também aumentou bastante, saltando de 2% para 10%.
A pesquisa mostra que a experiência de compra em um tablet é muito mais próxima dos computadores desktop. Por isso, as pessoas têm preferido usar seu iPad, por exemplo, em vez do smartphone para comprar pela internet.
O mercado de tablets demorou bem menos para engrenar do que o dos smartphones, pelo menos nos Estados Unidos. Esse ritmo de crescimento dos tablets é mais impressionante quando comparado ao ritmo de adoção dos celulares inteligentes no país: para chegar a essa mesma marca, os celulares precisaram de nove anos desde sua implementação no mercado.
Mas a situação dos smartphones também é positiva nos Estados Unidos. Os aparelhos já representam 53% dos celulares do país, o que dá margem para um grande potencial de crescimento. Além disso, 50% das compras de celulares já são smartphones.
Com informações de Olhar Digital