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Desafios e oportunidades no mercado de moda e acessórios em Marketplaces especializados

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Durante o Fórum E-commerce Brasil 2023, uma plenária reuniu quatro especialistas do mercado de moda e acessórios para debater os desafios e oportunidades para a venda nesses segmentos em marketplaces especializados no setor.

As vozes de Gonzalo Gálvez, Diretor Marketplace da Netshoes e Zatinni, Larissa Serpa Dalto, Head Comercial Digital das Lojas Riachuelo, Flávia Navas, Head de Marketplace da C&A Brasil, e Fernando Figueiredo, Diretor de Canais Digitais da Renner, trouxeram insights valiosos para o público presente.

(Foto: E-commerce Brasil)

Um dos pontos-chave abordados na plenária foi a importância de compreender os critérios para seleção do portfólio e dos sellers. Gonzalo Gálvez, destacou que a avaliação dos sellers é feita de forma rápida, porém criteriosa. “Procuramos sellers que desejamos desenvolver categorias e regiões específicas, além de conectar indústrias diretamente aos clientes, com processos robustos para garantir a qualidade do produto”, afirmou.

Larissa Serpa, enfatizou o desafio de lidar com a imensidão de dados gerados na jornada do cliente e a importância de tratá-los de forma estratégica para otimizar o retorno das vendas. “A transformação das empresas envolve a tratativa desses dados, desde o financeiro até o cliente físico/online, para garantir uma venda mais ágil e eficaz”, explicou.

Flávia Navas, abordou a importância de oferecer produtos certos para os clientes e selecionar bem os sellers para complementar o portfólio da marca. “O processo de seleção passa pela categoria do seller e como ela se encaixa no portfólio, garantindo qualidade mínima dos produtos e pré-requisitos operacionais para atender o cliente”, destacou.

O Diretor de Canais Digitais da Renner, Fernando Figueiredo, trouxe à tona a importância de um marketplace especializado em moda proporcionar uma experiência única ao cliente e o papel de cada seller nesse processo. “O marketplace veio para encantar o cliente e permitir que ele explore diferentes produtos, como um tênis, por exemplo, no propósito de não deixar o cliente sair desencantado”, ressaltou.

A plenária ainda abordou desafios enfrentados pelos sellers, como a necessidade de entender o funcionamento do marketplace, o trabalho de análise de concorrência, a importância de participar de ações e campanhas promocionais, além de atentar-se a questões sazonais e aos detalhes da operação, como precificação e qualidade do atendimento.

Os especialistas também discutiram a relevância de ferramentas de anúncios e sistemas de apoio para potencializar a performance dos sellers, auxiliando-os a tomar decisões estratégicas e melhorar suas vendas.

Esse texto foi escrito por Leon Costa em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.