A fim de entender os hábitos de compras dos consumidores sobre o Dia das Mães, a Shopee fez um levantamento sobre a data. Entre os principais insights, destaque para o gasto médio com o presente, de R$ 340 — 69% a mais do que ano passado.
Se de um lado é estimado um faturamento acima de R$ 7 bilhões para o evento, o estudo mostra que somente 30% já sabem o que vão comprar para suas mães. Sobre os itens de preferência, em especial categorias de moda, na hora da escolha estão:
- roupas e acessórios (52%), com um crescimento de mais de 11% em relação a 2023;
- itens de casa, cozinha e decoração (19%);
- produtos eletrônicos (12%);
- e de saúde e beleza (12%).
O que importa na hora da compra
Segundo a pesquisa, para 58% dos respondentes o preço é o mais importante na hora da compra do presente para as mães. Na sequência, a importância vai para:
- o presente que a mãe deseja ganhar (16%);
- a facilidade de encontrar o produto (15%);
- e algo que surpreenda (9%).
Hábitos de compra
Quando abordado o tema “comportamento de compras”, o estudo aponta que a compra online é a escolha principal para 69% dos respondentes, que afirmam ter o costume de comprar pela internet.
No momento de procurar o presente, 48% preferem primeiro escolher o que vão comprar para, depois, procurar a loja com a melhor oferta. Já outros 34% priorizam olhar a faixa de preço e depois pesquisar na Internet.
Antecipação e canais de busca
Aproveitando a oportunidade, a pesquisa buscou entender o momento mais oportuno de compra de presentes para o Dia das Mães. Esse ano, a grande maioria (39%) diz que opta por se antecipar em três semanas ou mais. Já 25% desejam comprar com uma ou duas semanas, enquanto 11%, com um a três dias.
Em relação às ferramentas utilizadas para pesquisar os melhores presentes e descontos, os consumidores elencaram da seguinte forma:
- Google (41%);
- Lojas recomendadas (40%);
- Instagram (28%);
- Youtube e Pinterest (25%);
- e Facebook (11%).