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Dia do Consumidor: Shopee diz que ticket médio do consumidor brasileiro será de R$ 200

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Segundo uma pesquisa interna da Shopee, os brasileiros pretendem gastar em média R$ 200 no Dia do Consumidor. O estudo diz ainda que 63% dos entrevistados estão dispostos a comprar na data — e 39% concordam que é a melhor e maior oportunidade de adquirir produtos em grandes promoções.

No Dia do Consumidor de 2023, a Shopee sinalizou um gasto médio de R$ 250 por pessoa, o que mostra uma redução do poder de compra para este ano. Em 2024, o gasto também segue inferior ao de 2022, quando a média era de R$ 218

Os números do marketplace são os mesmos do estudo da Ecglobal, o qual 63% dos respondentes disseram confiar nas ofertas do Dia do Consumidor — 66% já afirmam que a data se tornou importante para realizar as compras.

Meios de pagamento

Quando se trata de métodos de pagamento, o levantamento afirma que 49% preferem utilizar o cartão de crédito, enquanto 38% optam pelo Pix (e 6% preferem o boleto bancário).

Vale mencionar que, no início do ano, o marketplace já destacava um aumento pela preferência nos pagamentos via Pix. Na ocasião, houve um aumento de 60% na modalidade quando comparado a 2022.

Categorias

Com relação às categorias, o estudo mostra que os consumidores pretendem investir mais em celulares e acessórios, eletrodomésticos e Informática. A pesquisa também mapeou que as categorias favoritas dos usuários para essa data são:

  • Casa, Cozinha e Decoração (43%);
  • Roupas Femininas (30%);
  • e Saúde e Beleza (26%).

Busca pelo menor preço

Para 50% dos entrevistados, a motivação de compra no Dia do Consumidor é adquirir itens de desejo por um preço menor. Além disso, 35% buscam adquirir produtos de necessidade do dia a dia com preços acessíveis.

Quando questionados sobre os principais incentivadores de compras, os consumidores listaram:

  • fretes grátis (55%);
  • produtos com grandes descontos (43%).

“A data já se consolidou como um dos principais períodos promocionais do ano. Observamos isso com o crescente interesse dos nossos usuários que demonstram maior expectativa para investir tanto em itens essenciais quanto em produtos desejados”.

Felipe Piringer, Head de Marketing da Shopee

Hábitos de compra

A pesquisa também destacou que 58% dos entrevistados têm a intenção de procurar produtos de marcas específicas nesta data. Além disso, 79% preferem realizar as compras nos aplicativos dos marketplaces, contra apenas 16% que preferem comprar no site da loja.