Segundo uma pesquisa interna da Shopee, os brasileiros pretendem gastar em média R$ 200 no Dia do Consumidor. O estudo diz ainda que 63% dos entrevistados estão dispostos a comprar na data — e 39% concordam que é a melhor e maior oportunidade de adquirir produtos em grandes promoções.
Os números do marketplace são os mesmos do estudo da Ecglobal, o qual 63% dos respondentes disseram confiar nas ofertas do Dia do Consumidor — 66% já afirmam que a data se tornou importante para realizar as compras.
Meios de pagamento
Quando se trata de métodos de pagamento, o levantamento afirma que 49% preferem utilizar o cartão de crédito, enquanto 38% optam pelo Pix (e 6% preferem o boleto bancário).
Vale mencionar que, no início do ano, o marketplace já destacava um aumento pela preferência nos pagamentos via Pix. Na ocasião, houve um aumento de 60% na modalidade quando comparado a 2022.
Categorias
Com relação às categorias, o estudo mostra que os consumidores pretendem investir mais em celulares e acessórios, eletrodomésticos e Informática. A pesquisa também mapeou que as categorias favoritas dos usuários para essa data são:
- Casa, Cozinha e Decoração (43%);
- Roupas Femininas (30%);
- e Saúde e Beleza (26%).
Busca pelo menor preço
Para 50% dos entrevistados, a motivação de compra no Dia do Consumidor é adquirir itens de desejo por um preço menor. Além disso, 35% buscam adquirir produtos de necessidade do dia a dia com preços acessíveis.
Quando questionados sobre os principais incentivadores de compras, os consumidores listaram:
- fretes grátis (55%);
- produtos com grandes descontos (43%).
“A data já se consolidou como um dos principais períodos promocionais do ano. Observamos isso com o crescente interesse dos nossos usuários que demonstram maior expectativa para investir tanto em itens essenciais quanto em produtos desejados”.
Felipe Piringer, Head de Marketing da Shopee
Hábitos de compra
A pesquisa também destacou que 58% dos entrevistados têm a intenção de procurar produtos de marcas específicas nesta data. Além disso, 79% preferem realizar as compras nos aplicativos dos marketplaces, contra apenas 16% que preferem comprar no site da loja.