Com a chegada do Dia dos Namorados, os produtos eróticos também se tornam opções presenteáveis. O Data Shopee, pesquisa in app do marketplace, fez uma lista dos itens da categoria de bem-estar sexual, que tem mostrado um crescimento notável, refletindo uma mudança nos hábitos dos casais ao optar pelo comércio eletrônico para a compra desses produtos.
Atualmente, a Shopee conta com mais de 30 mil vendedores oferecendo produtos de bem-estar sexual, um aumento de 34% em relação ao ano passado. Entre os produtos mais vendidos, destacam-se os géis comestíveis, que tiveram um aumento de mais de 140% nas vendas. Outros itens populares incluem lubrificantes, géis para massagem e lingeries de renda, com crescimento de mais de 60% e 50% nas vendas, respectivamente.
Faixa de 55 a 65 anos surpreende e é a que mais busca esses ítens
O interesse por produtos eróticos também varia conforme a idade. A faixa etária de 55 a 65 anos foi a que mais buscou esses itens, com um crescimento de mais de 130%. Isso sugere que a maturidade traz uma disposição maior para novas experiências, além de um maior poder aquisitivo. Entre os consumidores de 18 a 34 anos e de 35 a 54 anos, as buscas cresceram mais de 100%.
Em termos de vendas, os preservativos registraram um aumento de mais de 180% entre os consumidores de 55 a 64 anos. Já entre os maiores de 65 anos, as vendas de lubrificantes aumentaram mais de 340%, e os brinquedos eróticos cresceram mais de 260%. No geral, as vendas de produtos dessa categoria entre os consumidores de 65 anos ou mais subiram mais de 390%.
Essa tendência reflete a busca contínua por intimidade e prazer em todas as idades, mostrando também que o comércio eletrônico transformou-se em uma opção mais discreta.
“O Dia dos Namorados é uma data muito importante para todo o varejo e o levantamento mostrou que diferentes faixas etárias estão apostando em itens para serem usados a dois. E queremos que as pessoas saibam que independente da idade ou da escolha, nossos usuários podem enxergar na Shopee uma opção segura e discreta para adquirirem esses itens”
Leila Carcagnoli, líder de categoria na Shopee