Logo E-Commerce Brasil

E-commerce brasileiro perde R$ 1,6 trilhão por ano com pesquisas abandonadas

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

O abandono de pesquisas no e-commerce é fatal e, segundo o Google Cloud, é possível mensurar as perdas. No Brasil, a ação gera perda de R$ 1,6 trilhão por ano ao setor, enquanto no âmbito mundial a negativa bate US$ 2 trilhões. O estudo foi conduzido pela The Harris Poll.

Segundo o Google Cloud, 9 em cada 10 consumidores brasileiros são fiéis ao site que compram conforme a facilidade da navegação. A citação reitera um dos principais problemas relacionados ao abandono da pesquisa no momento da compra.

Google - e-commerce
(Foto: Unsplash)

Ao todo, 92% dos usuários brasileiros não encontraram o item que queriam utilizando a barra de pesquisas nos sites de varejo. Por conta disso, 51% deles afirmam que vão para outro site se não encontrarem ao menos um item que desejam comprar.

Uma boa visita, como aponta o levantamento, faz com que a probabilidade de compra de itens adicionais seja de 88% no caso de uma boa experiência no Brasil. No mundo, o mesmo índice fica em 78%.

No Brasil, a pesquisa foi realizada entre 30 de novembro e 2 de dezembro de 2022 com 1.052 pessoas acima de 18 anos. Enquanto isso, o levantamento global ouviu 13.407 adultos de 30 de novembro a 2 de dezembro na Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Coreia do Sul, Espanha e Reino Unido.