Depois de um pico de tráfego no e-commerce brasileiro em novembro, por ocasião da Black Friday, o setor registrou baixa em dezembro — embora este também seja um mês esperado pelos lojistas por causa das compras de Natal. Na comparação mensal, houve queda de 4,7% nas visitas únicas entre as plataformas do comércio eletrônico, somando 2,5 bilhões de acessos no mês.
Foi o segundo melhor desempenho de 2022, contudo: em Novembro, esse número havia sido de 2,63 bilhões. Os dados fazem parte do Relatório dos Setores E-commerce no Brasil da Conversion do mês de dezembro.
Em outras palavras, a Black Friday atraiu mais pessoas ao e-commerce do que o Natal, apesar dessa última data do ano ainda ser considerada mais importante pelos setores do varejo e de serviços — ao menos em termos de receitas.
Divisão por acessos
O perfil de segmentos mais acessados pelos consumidores reforça essa percepção: se no mês da Black Friday houve aumento nas buscas por itens esportivos, eletrodomésticos e eletrônicos e joias e relógios, em dezembro quem viu suas visitas aumentarem foram os players de produtos infantis (10,5%), do turismo (7,6%), de comidas e bebidas (6,4%).
Na verdade, os produtos mais acessados em novembro foram justamente os que sofreram as quedas mais bruscas agora, como o segmento de Esportes, que perdeu 16,5% do seu tráfego, e o de Eletrônicos, que desidratou cerca de 14%.
O varejo, principal segmento do relatório, também caiu em dezembro (-4,9%), puxando para baixo o resultado geral.
Outros grupos relevantes também perderam visitas, como o de Moda e Acessórios (-3,1%) e o de itens importados (-4,6%).
Quase 28 bi de visitas no e-commerce em 2022
O ano, porém, foi positivo para o comércio eletrônico, que somou quase 28 bilhões de visitas.
Na média, foram 2,3 bilhões de acessos por mês, com desempenhos melhores em datas comemorativas, como o Dia das Mães, em maio, o Dia dos Namorados, em junho, e a expansão expressiva que o segmento de turismo registrou nas férias de julho.
Entre as marcas, as quedas também foram mais acentuadas. Enquanto o Mercado Livre aumentou seu tráfego em 4,2%, muito por causa das ofertas de presentes infantis, a Amazon Brasil perdeu 4,8% das visitas, enquanto a Shopee caiu 3,8%, a Magalu, 11,4%, e a Americanas, 9%.
Métrica Share of search
A principal mudança do relatório de dezembro, porém, está na métrica de Share of Search. Ao longo de 2022, ela foi dominada pela Amazon — marca mais buscada dentro do segmento de marketplaces e com o melhor desempenho geral.
Este ano começa, por outro lado, com a soberania da Stanley — outra surpresa de 2022 —, com 56% das buscas.
Ela é seguida pela Amazon, agora na segunda colocação (52%) que, na verdade, não caiu em buscas, mas viu outra marca crescer a um ritmo mais intenso. Depois, aparece a loja de produtos para animais Petz, com 43% das pesquisas dentro do segmento Pet.
Se quiser conferir o estudo completo acesse https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce