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Embalagens no e-commerce: como garantir uma experiência completa de “unboxing”

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O “unboxing” se tornou muito popular com os influenciadores digitais, que promovem um verdadeiro ritual para mostrar os recebidos de marcas que investem em uma estratégia de marketing de influência. Com isso, a embalagem dos produtos ganhou ainda mais destaque no posicionamento das marcas, que começaram a investir em roupagens cada vez mais personalizadas para entregar seus produtos.

No e-commerce a embalagem é ainda mais importante, uma vez que é o primeiro contato físico que o cliente tem com a marca. Que tal tirar o máximo proveito desse momento? Embalar seus produtos em caixas personalizadas, que conversam com o consumidor e transmitem o posicionamento da marca, é uma prática conhecida como packvertising (a união dos termos em inglês packaging e advertising – respectivamente, “embalagem” e “publicidade”).

Para implementar esta ideia de maneira eficaz, é preciso pensar em todos os aspectos em torno da embalagem, como: sustentabilidade, personalização, experiência sensorial, segurança e fidelização.

Veja, abaixo, dicas práticas de como garantir uma experiência completa de “unboxing” e melhorar a embalagem do seu e-commerce.

Sustentabilidade

A sustentabilidade está influenciando cada vez mais o processo de compras, principalmente da geração Z. Por isso, investir em embalagens sustentáveis, com menos plástico e papel reciclado, por exemplo, pode ser um diferencial para a sua marca. E lembre-se de comunicar isso onde for possível, preferencialmente na própria embalagem!

Personalização

Enviar uma mensagem personalizada com o produto é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente. Lojas virtuais de pequeno porte muitas vezes entregam produtos com cartas feitas à mão, ou mesmo alguma interferência manual na embalagem, como uma forma de humanizar o processo de compra e venda virtual. Mesmo algo singelo, como um cartão impresso com o nome do cliente e um agradecimento especial pela compra já faz uma grande diferença!

Além disso, essa mensagem pode ser usada para sugerir a inscrição do cliente em sua newsletter ou oferecer um desconto na próxima compra!

Experiência sensorial

Ao entregar um produto em uma embalagem personalizada, vale a pena considerar todos os sentidos para uma experiência sensorial completa – desde a visão com uma apresentação bonita, o tato com diferentes tipos de texturas, e o olfato com um cheiro agradável – ou mesmo um aroma especial da marca, caso haja!

Segurança

Outro ponto muito importante para o consumidor digital (e para a própria loja, afinal evita problemas na entrega!) é uma embalagem que garanta a segurança do produto. Perfumes e cosméticos, por exemplo, muitas vezes possuem frascos delicados e facilmente quebráveis, e portanto precisam ser muito bem protegidos para chegar ao destino sem nenhuma avariação.

Vale lembrar que, além dos custos com a logística e substituição do produto avariado, há um enorme custo adicional que é a frustração do cliente, que pode fazer com que ele nunca mais compre da sua loja.

Fidelização

A embalagem também pode ser usada para fidelizar os clientes. Muitas marcas, principalmente de cosméticos, enviam brindes com o produto comprado, como amostras grátis de lançamentos ou produtos complementares. Além de ser uma surpresa agradável, este mimo pode incentivar o consumidor a comprar mais de um item em sua próxima compra. Isso ajuda a maximizar o CLV (Customer Lifetime Value), uma métrica fundamental para a saúde financeira de qualquer loja virtual.

Conclusão

Por fim, mas não menos importante, é preciso pensar a embalagem de forma estratégica e prática. Por exemplo, ao garantir que a sua embalagem não ocupe espaço desnecessário, você tem um benefício duplo – além de ser uma boa prática de sustentabilidade (melhorando a percepção da marca), também maximiza a quantidade de pedidos que possam ser entregues de uma só vez (reduzindo custos com logística).

Dependendo do perfil do negócio, também é possível monetizar as embalagens. Por exemplo, em fevereiro de 2023 o Magalu divulgou o início de uma estratégia de anúncios nas caixas dos produtos vendidos no e-commerce da marca. O primeiro cliente a investir nessa ideia foi a Samsung, com uma campanha de divulgação da linha Galaxy S23 que envolveu um total de 18 embalagens personalizadas para a ação!

Agora conte para nós: como você está aproveitando o potencial das embalagens no seu e-commerce?