Nos seis primeiros meses do ano, os pequenos e médios empreendedores online do estado de São Paulo tiveram crescimento de 16% no faturamento com vendas online em comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 713,5 mil2hões. Os dados são do levantamento semestral realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina.
Um exemplo de comércio online que no primeiro semestre deste ano começou a investir mais no posicionamento de marca é a PtZ Joias, loja focada em joias para público masculino e feminino e que faz parte da Nuvemshop Next, solução da Nuvemshop focada em e-commerces em expansão.
De acordo com seu fundador, João Victor Magalhães, a presença em eventos, campanhas com influenciadores, e até live commerce (vendas ao vivo em plataformas digitais), alavancaram as vendas do e-commerce em cerca de sete vezes em comparação com o mesmo semestre do ano passado. O lançamento da coleção em conjunto com o rapper paulista Thiago Veigh, por exemplo, teve tanto sucesso que se esgotou já na pré-venda.
“Apenas em um mês deste ano faturamos mais que na Black Friday de 2022, por exemplo. Para isso, escutar o cliente foi fundamental, pois a partir dos comentários e sugestões deles nós aprimoramos nossas entregas, a qualidade de nossas embalagens e conseguimos direcionar de forma mais assertiva as novas campanhas”, conta o empresário.
“O varejo online é impulsionado pela conveniência de comprar, pela variedade de produtos, comodidade nas entregas em domicílio e a inovação tecnológica oferecida pelas lojas virtuais, constantemente se adaptando às necessidades dos consumidores”, explica Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop. “O crescimento demonstrado em São Paulo comprova que o e-commerce deve continuar crescendo no estado nos próximos anos”, complementa.
Durante todo o primeiro semestre, foram vendidos mais de 12 milhões de produtos no estado, valor cerca de 22% superior ao registrado no ano passado (10,5 milhões). O ticket médio por compra foi de R$241,90. Além disso, o número de pedidos registrados pelos lojistas online passou de 2,5 milhões para 3 milhões – crescimento de 20%. Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas entre janeiro e junho de 2022 e 2023 de toda a base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.