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Como empresas podem usar tendências de comportamento para inspirar clientes a cuidarem da saúde

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Com a pandemia, o assunto saúde passou a fazer parte dos temas mais pesquisados pelos consumidores na internet. E não tinha como ser diferente. Na impossibilidade de sair de casa, além de toda preocupação com o que ocorria no mundo, se voltar para o mundo digital se tornou a única opção em muitas situações, como no caso de terapia online e a venda de medicamentos no comércio eletrônico. Agora, com o amadurecimento do setor, novas vertentes ganharam espaço até para inspirarem consumidores a buscarem um estilo de vida mais saudável.

Reconhecido como uma espécie de vitrine virtual, o Pinterest passou de apenas um quadro com inspirações de decoração para exibir outros pilares, como o de saúde e bem-estar. Há dois anos, a plataforma passou a fazer parcerias com anúncios com marcas de diversos setores. “As redes sociais se tornaram uma nova fonte de pesquisa sobre saúde. O Pinterest é inclusive um dos lugares que os consumidores mais procuram novas marcas e produtos nesta categoria. 9 em cada 10 usuários da plataforma dizem que saúde e bem-estar são prioridade em 2023”, afirmou Diego Venturelli, head de Retail no Pinterest, na Conferência Saúde & Farma, nesta quarta-feira (12).

Pesquisas por exercícios físicos e outras formas de cuidar do corpo cresceram no Pinterest

A ideia é sempre oferecer as inspirações com conteúdo, afirma Venturelli. “Depois do nascimento do bebê, as pessoas estão vindo ao Pinterest em busca de ideias que ajudem neste momento. Se você tem uma marca de alimentos, por exemplo, ajude os novos pais com um menu saudável de alimentos que equilibram hormônios e aumentam os níveis de energia. Já se você tem uma marca relacionada a bem-estar, mostre novas rotinas de autocuidado”.

Saúde física e mental no online

“No ranking de saúde mental no mundo, o Brasil lidera em ansiedade, é o segundo em estresse e burnout e o quinto em depressão. Em termos financeiros, o país destrói 5% do PIB (Produto Interno Bruto) por adoecimento mental e afastamento das pessoas que deveriam estar saudáveis e ativas, mas estão parando porque estão doentes”, revela Tatiana Pimenta, founder e CEO da Vittude, plataforma que conecta psicólogos e pacientes. Para ela, a pandemia fez com que as empresas passassem a olhar o tema de saúde mental com mais atenção, abrindo espaço de discussão e experimentação.

A pandemia abriu espaço de experimentação e discussão sobre saúde mental nas empresas

O último levantamento Pinterest Predicts 2023 revela que os millenials e a geração Z vão continuar com a terapia em dia em 2023, mas também querem formas lúdicas de cuidar da saúde mental e explorar os próprios sentimentos. As buscas pelos termos ‘terapia da escrita’ e ‘musicoterapia’ cresceram 1.840% e 30% respectivamente nos últimos meses. Outro setor que não para de crescer nas buscas é o da atividade física, segundo Venturelli. “Exercícios para postura e pescoço cresceram 210%, assim como alongamentos para mobilidade (+140%) e exercícios para mobilidade dos joelhos (+130%)”, completa.

Já no setor farmacêutico, a maior tendência segue sendo a omnicanalidade e para que funcione corretamente é importante que o lojista conheça o seu cliente. “Conhecer o cliente é fator decisivo e saber de que maneira estão unindo o histórico do cliente para que ele seja beneficiado com uma boa experiência. Na RD, por exemplo, 90% dos nossos clientes são identificados em um sistema de carimbos: saúde, beleza, infantil etc. Com isso, conseguimos personalizar as promoções de acordo com os perfis. As promoções direcionada para quem tem o carimbo infantil são diferentes de quem é saúde, e assim por diante”, explica Luciana Tortorelli Mioto, diretora de e-commerce na Raia Drogasil.