Logo E-Commerce Brasil

EMS mira farmácias independentes e lança plataforma de e-commerce B2B

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A farmacêutica EMS lançou um novo canal/plataforma de e-commerce com uma estratégia B2B, voltada para farmácias independentes e associativistas, chamada Mercado Farma. O objetivo do portal é simplificar a gestão desses pequenos negócios, oferecendo acesso a lançamentos e promoções das marcas do grupo, além de integração com os principais distribuidores do setor.

De acordo com Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, a expectativa é que o Mercado Farma represente 10% do faturamento do Grupo NC até o final de 2024, cuja receita atual é de aproximadamente R$ 11 bilhões. “O Mercado Farma é um passo importante para aumentar a eficiência do setor farmacêutico”, afirma Sanchez.

A plataforma levou dois anos para ser desenvolvida e contou com um investimento inicial de R$ 30 milhões, com mais R$ 30 milhões já reservados para a continuidade do projeto. Todas as oito marcas do Grupo NC — EMS, Germed, Legrand, Ofta, U.SK., Nova Química, Brace Pharma e Multilab — estão presentes no Mercado Farma.

Página inicial do portal Mercado Farma

O Mercado Farma vai operar como uma plataforma de compras para farmácias, permitindo que os farmacêuticos acompanhem estoques e preços de distribuidores em tempo real, agilizando a entrega dos produtos e minimizando falhas de estoque.

A estratégia B2B vai de encontro ao que analisamos de comportamento de mercado. No auge da pandemia, em 2021, pesquisa da Ken Reserarch mostrou que mais de 50% das compras de e-commerce de “healthcare” nos EUA eram realizados por clínicas, hospitais e farmácias, enquanto compradores individuais eram minoria, conforme gráfico abaixo.

A solução usa inteligência artificial para sugerir ofertas e combinações de medicamentos, levando em conta a demanda mais frequente. Isso permite uma gestão de estoque mais eficiente e personalizada, beneficiando as farmácias com melhores preços para os consumidores.

Com mais de 1,8 mil medicamentos cadastrados, a plataforma também visa transacionar 45% das vendas de medicamentos genéricos do Grupo NC até o final de 2024.

Diego Neufert, CTO do Grupo NC, destaca que o sistema possibilita compras diretamente dos distribuidores 24 horas por dia.

O Mercado Farma é um e-commerce B2B equipado com inteligência artificial para otimizar a cadeia farmacêutica e a experiência de compra das farmácias. a plataforma tornará as visitas de representantes comerciais mais estratégicas e focadas em consultoria.

Diego Neufert, CTO do Grupo NC