Em tom tímido e com a maioria dos segmentos em retração, as vendas do varejo brasileiro caíram 4,2% em julho. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, promovido pela Stone em parceria com o Instituto Propague.
Em tom tímido e com a maioria dos segmentos em retração, as vendas do varejo brasileiro caíram 4,2% em julho. Os dados são do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, promovido pela Stone em parceria com o Instituto Propague.
Apesar das negativas, a análise da Stone coloca o resultado como indicador de estabilidade ao varejo. Nesta edição, a novidade foi a inclusão do Atacarejo entre os segmentos analisados.
Entre as áreas avaliadas, três registraram alta no volume de vendas no comparativo anual:
– Livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%);
– Móveis e eletrodomésticos (0,8%);
– Tecidos, vestuários e calçados (0,6%).
O restante dos segmentos tiveram resultados negativos:
– Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (4,9%);
– Material de construção (1,4%);
– Artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos, perfumaria e cosméticos (0,7%).
Resultado por região
O levantamento da Stone também identificou seis estados com alta na comparação ano a ano, sendo eles:
– Amazonas (17,3%);
– Minas Gerais (5,0%);
– Rondônia (3,2%);
– Acre (3,1%);
– Mato Grosso do Sul (2,6%);
– Espírito Santo (0,3%).
Nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, as maiores quedas foram contabilizadas em mais seis estados:
– Paraná (7,5%);
– Alagoas (7,3%);
– Roraima (6,7%);
– Rio Grande do Sul (6,0%);
– Rio Grande do Norte (5,9%);
– Mato Grosso (3,9%).