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Estudo: 93% dos brasileiros desejam comprar mais produtos internacionais no e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em parceria com o Instituto QualiBest, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) descobriu que 93% dos brasileiros gostariam de encontrar mais produtos internacionais em e-commerces e marketplaces nacionais. O levantamento também destaca que 85% dos entrevistados passaram a comprar menos em sites internacionais depois da implementação da tributação.

A pesquisa revela que varejistas online e marketplaces estão se adaptando ao crossborder, a fim de oferecer produtos internacionais com fretes e prazos de entrega atrativos. Mas será que o mercado nacional está realmente preparado para essa evolução?

Principais atrativos dos produtos importados

De acordo com a pesquisa, o principal motivador para as compras internacionais é o preço (81%), seguido pela falta de produtos similares no mercado nacional (30%). Além disso, o gasto com produtos internacionais é, em média, de R$558 por ano, 20% a mais que em 2019 (R$463).

Já os produtos mais procurados no e-commerce internacional incluem:

  • Vestuário (48%);
  • Eletrônicos (42%);
  • Acessórios Femininos (33%);
  • e Acessórios para smartphone (30%).

Shopee lidera como o site preferido dos consumidores (42%), seguido pela Shein (18%). A conveniência das compras por aplicativos é destacada por 81% dos participantes, que afirmam que essa modalidade facilita o processo de compra. Sobre as principais lojas que os entrevistados já compraram algum produto, estão: Shopee (82%), Shein (56%) e Aliexpress (50%).

Logística internacional

Quanto ao prazo de entrega, 94% dos entrevistados relataram que os prazos foram cumpridos, e 81% estão dispostos a esperar até 30 dias para receber seus produtos no Brasil. Além disso, 52% dos consumidores pagariam mais para receber suas encomendas em até 15 dias, prazo considerado ideal por 37% dos entrevistados.

O conhecimento sobre a tributação de compras internacionais é alto, com 91% dos consumidores cientes das informações. No entanto, a tributação fez com que 85% dos entrevistados reduzissem suas compras em sites internacionais.

Metodologia

A pesquisa entrevistou 724 consumidores em todo o país, com o objetivo de entender o comportamento dos brasileiros em relação ao comércio online estrangeiro. Para baixar o conteúdo na íntegra, acesse aqui.