A Black Friday é importante no faturamento anual de 60% dos pequenos e médios empreendedores online. É o que aponta a pesquisa “Aquecimento Black Friday 2022”, realizada pela Nuvemshop. No estudo, 63% dos empreendedores estão otimistas para as vendas online na data. Além disso, para quase metade dos empreendedores o aumento esperado no faturamento é de até 30% em novembro em comparação a outubro — apenas 5% acredita que não haverá aumento.
Descontos e brindes são destaques em estratégias de vendas
O levantamento também mostra quais as principais estratégias de vendas que as PMEs estão planejando para a Black Friday deste ano. Cerca de 59% dos empreendedores oferecerão descontos em produtos selecionados e 56% darão cupom de desconto para produtos no site. Outras ações utilizadas pelos lojistas serão brindes (33%), kits de produtos com desconto (32%) e frete grátis para todo o Brasil (27%).
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Além disso, os pequenos e médios negócios pretendem realizar ações em um período maior, não apenas na data da Black Friday. Pouco mais da metade dos empreendedores (53%) terá ações com duração de uma semana; enquanto 21% apostarão em 2 semanas de promoções. Apenas 4% das PMEs terão ações exclusivamente na sexta-feira.
Despreparo pode ameaçar o sucesso das PMEs nesta Black Friday
Apesar do otimismo em relação ao período, muitos empreendedores ainda não se sentem totalmente prontos para a oportunidade:
- 57% se sentem “mais ou menos” ou pouco preparados;
- apenas 31,5% se sentem prontos ou muito preparados.
Em relação ao período de planejamento e organização para a data, 35% relataram começar as atividades entre um mês e quinze dias antes da Black Friday; e 34% se preparam entre um e dois meses antes.
Principais preocupações dos empreendedores
Dentre as preocupações sinalizadas pelos empreendedores, não conseguir vender na Black Friday é mencionada por mais da metade deles (58%). Aliás, os principais receios também são um reflexo da possível falta de preparo técnico em algumas áreas que envolvem a venda online. Afinal:
- 38% temem sacrificar margem de lucro para oferecer descontos;
- 33% receiam não ter estratégias de vendas;
- e 25% têm medo de faltar estoque.
Vale lembrar que a pesquisa foi desenvolvida com uma amostra da base de pequenos e médios empreendedores online da Nuvemshop durante o mês de agosto de 2022.
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