Logo E-Commerce Brasil

Instagram: estudo traz insights para otimizar vendas e relacionamentos no app

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Novo relatório da Opinion Box traça insights para serem aplicados no Instagram. O intuito do estudo, segundo a empresa, visa otimizar a atração de clientes, estruturar as ações de marketing e, consequentemente, aumentar as vendas. Realizado em janeiro de 2023, reuniu mais de 2.200 entrevistados, entre eles:

– 52% mulheres;

– 48% homens;

– 15% classe AB;

– 85% classe CDE;

– 31% 16 a 29 anos;

– 44% 30 a 49 anos;

– 25% 50 anos ou mais.

Comportamento dos usuários do Instagram

Em 2021, a pesquisadora notou que o Instagram ainda era inferior ao Facebook em relação à escolha dos brasileiros. Em 2022, no entanto, o Instagram se tornou a rede social preferida, com vantagem de 19 pontos percentuais.

Já no começo de 2023 essa vantagem aumentou ainda mais, tornando o Instagram a plataforma mais utilizada por quase metade da amostra. Dentro desse perfil, 52% dos usuários também preferem receber novidades sobre lançamento de produtos.

A frequência de uso do Instagram mudou pouco no último ano, com leve tendência para o uso mais frequente. Outro dado que chama atenção é que a frequência é maior entre pessoas mais jovens. No público de 16 a 29 anos, 83% usam várias vezes ao dia ou deixam aberto o dia todo. Na faixa de 30 a 49 anos, o percentual cai para 78%. A partir dos 50 anos, são 70%

Relacionamento com as marcas

Outro dado revelado pelo estudo é que o Instagram é um ambiente propício ao relacionamento dos usuários com empresas — afinal, 44% dos entrevistados usam a rede para interagir com as marcas. O gráfico a seguir deixa esse dado ainda mais evidente:

Apesar de ser uma boa plataforma para vender, o Instagram não teve tanto engajamento com o seu recurso de lojas. Por conta disso a empresa decidiu tirar o ícone da loja da barra inferior do app. A partir de fevereiro de 2023, conforme anunciado, a loja dá espaço ao Reels

Sobre anunciar ou não no Instagram, o relatório mostra que, utilizando uma estratégia mais assertiva, a empresa pode ter o retorno esperado. Isso porque 56% dos entrevistados consideram que os anúncios apresentados têm alguma conexão com eles.

Sobre o acesso às propagandas, 56% afirmam que já clicaram ao menos uma vez em alguma delas:

Outro dado é que o percentual de pessoas que já compraram via anúncios segue crescendo. Se em 2021 eram 34%, em 2022 chegou a 42% e em 2023 já são 46%

Influenciadores dentro do Instagram

A tática de utilizar influenciadores para promover vendas via Instagram pode ser uma boa alternativa. Isso porque 70% dos respondentes dizem seguir tais perfis, enquanto 61% já comprou algum produto indicado por eles.

De acordo com a Opinion Box, 35% reconhecem que influenciadores interferem muito na decisão de compra

Sobre os principais assuntos falados por influenciadores no Instagram, a resposta ficou:

– Saúde/Fitness: 43%

– Viagem e Turismo: 43%

– Finanças: 41%

– Humor: 38%

– Gastronomia/Receitas: 34%

– Moda: 34%

– Maquiagem e estética: 31%

– Empreendedorismo/Negócios: 31%

Stories do Instagram

Muito popular entre usuários de Instagram, o formato de Stories é o queridinho da rede social (56% gostam muito dele). Porém, é interessante saber que há muito mais pessoas assistindo do que postando Stories. Ou seja, esse pode ser um caminho de sucesso para as marcas se destacarem no Instagram.

Prova de que o Stories é um formado adorado pelos usuários, 56% afirmam gosta muito (apenas 10% dizem não curtir)

Reels

Assim como os Stories, o recurso de vídeos Reels é muito elogiado pelos usuários do Instagram. Ele tem 45% das pessoas afirmando gostar muito (19% dizem não gostar nem um pouco). Outra similaridade com os Stories é que a maioria ainda prefere assistir aos vídeos do que publicá-los.

Lançado em 2020 para “brigar” com o TikTok, o Reels pode ser uma oportunidade para marcas conquistarem espaço

Lives do Instagram

Ainda que as lives tenham sobrecarregado as pessoas durante a pandemia, tudo indica que elas ainda são uma boa ferramenta de interação e vendas. Dentro do levantamento, 71% dos usuários gostam de assistir às transmissões no Instagram, enquanto 48% assistem ao menos uma vez na semana. Caso queira o estudo na íntegra, clique aqui para baixá-lo.