Batizado de “DNA das Marcas”, o estudo foi produzido pela WebGlobal através da análise de dados do WebPrice, sistema de inteligência de mercado desenvolvido pela empresa. Os dados são coletados e analisados várias vezes ao dia pela companhia. Além disso, o nome do estudo faz alusão à dinâmica humana, que reverbera propensões através do código genético.
Dessa forma, as marcas no e-commerce também têm suas características e padrões que, se identificados, podem mostrar tendências através das subcategorias precisas e pouco exploradas por outros sistemas de inteligência do mercado brasileiro. Esse grau de precisão e detalhe possibilita tomadas de decisões mais próximas das necessidades reais dos lojistas e pode ser aplicado a qualquer segmento de produtos ou marcas.
O objetivo do estudo é apresentar visualmente essa comparação entre o e-commerce e o corpo humano, bem como inspirar oportunidades e crescimento para lojistas e empreendedores brasileiros.
Em parceria com o E-Commerce Brasil, foi desenvolvido o ECBR Insights, no qual as análises de produtos e marcas ficam disponíveis para que os lojistas de e-commerce possam tomar decisões mais certeiras sobre seus negócios e posicionamentos no mercado. Além disso, a parceria prevê análises mensais e relatórios exclusivos para os leitores do portal.
Como ler esses dados?
O estudo é dividido em oito segmentos, cada um ilustrado pela representação das marcas no mercado digital no que diz respeito ao número de produtos que elas vendem e o número de lojas em que estão presentes. Sendo assim, através desta análise, é possível ter dimensão do segmento e representatividade do portfólio e capilaridade de cada marca.
Olhando com mais atenção, é possível perceber que o tamanho da esfera central de cada marca diz respeito a quantidade de produtos dela (ou seja, quanto mais produtos/SKUs, maior a esfera). As esferas menores, por sua vez, que orbitam as esferas maiores, dizem respeito a quantidade de lojas que em que as marcas estão presentes. Além disso, quanto mais afastado do centro, mais representativa é a marca no mercado.
O estudo da WebGlobal analisa também dados tabelados mais aprofundadas sobre o primeiro semestre de 2023, como:
Top 5 marcas por quantidade de SKUs;
Quantidade de lojas em que as Top 5 marcas estão presentes;
Número de marcas da categoria no mercado;
Número de lojas online;
Número de ofertas;
Ranking das marcas por número de skus.
Categorias de destaque
Imagine que milhares de produtos são comercializados no e-commerce diariamente. Destes produtos, muitos se encontram em marketplaces ou lojas que vendem produtos de fabricação mundial, como é o caso dos smartphones.
Para se ter uma ideia, em 2022, 40,7 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil, segundo o IDC. De acordo com a inteligência de pesquisa da WebGlobal, as marcas que mais aparecem em número de SKUs em lojas online são Samsung, Apple e Xiaomi.
O levantamento mostra ainda a disposição pela quantidade de lojas online contabilizadas, de maneira que é possível analisar não só a concorrência do produto, bem como sua competitividade no mercado.
No caso dos notebooks, por exemplo, Lenovo, Acer e Dell aparecem com o maior destaque de SKUs. No caso da Dell, no entanto, ela é superada pela Samsung na quantidade de lojas em que os produtos se encontram disponíveis.
Essas são apenas duas das categorias que podem ser analisadas entre milhares de outras. Além desses dados, é possível refinar a quantidade de ofertas e posição dessas companhias entre as demais.