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Estudo realizado pela WebGlobal mapeia marcas e mostra tendências no e-commerce

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Batizado de “DNA das Marcas”, o estudo foi produzido pela WebGlobal através da análise de dados do WebPrice, sistema de inteligência de mercado desenvolvido pela empresa. Os dados são coletados e analisados várias vezes ao dia pela companhia. Além disso, o nome do estudo faz alusão à dinâmica humana, que reverbera propensões através do código genético.

Dessa forma, as marcas no e-commerce também têm suas características e padrões que, se identificados, podem mostrar tendências através das subcategorias precisas e pouco exploradas por outros sistemas de inteligência do mercado brasileiro. Esse grau de precisão e detalhe possibilita tomadas de decisões mais próximas das necessidades reais dos lojistas e pode ser aplicado a qualquer segmento de produtos ou marcas.

O objetivo do estudo é apresentar visualmente essa comparação entre o e-commerce e o corpo humano, bem como inspirar oportunidades e crescimento para lojistas e empreendedores brasileiros.

Em parceria com o E-Commerce Brasil, foi desenvolvido o ECBR Insights, no qual as análises de produtos e marcas ficam disponíveis para que os lojistas de e-commerce possam tomar decisões mais certeiras sobre seus negócios e posicionamentos no mercado. Além disso, a parceria prevê análises mensais e relatórios exclusivos para os leitores do portal.

Como ler esses dados?

O estudo é dividido em oito segmentos, cada um ilustrado pela representação das marcas no mercado digital no que diz respeito ao número de produtos que elas vendem e o número de lojas em que estão presentes. Sendo assim, através desta análise, é possível ter dimensão do segmento e representatividade do portfólio e capilaridade de cada marca.

Olhando com mais atenção, é possível perceber que o tamanho da esfera central de cada marca diz respeito a quantidade de produtos dela (ou seja, quanto mais produtos/SKUs, maior a esfera). As esferas menores, por sua vez, que orbitam as esferas maiores, dizem respeito a quantidade de lojas que em que as marcas estão presentes. Além disso, quanto mais afastado do centro, mais representativa é a marca no mercado.

O estudo da WebGlobal analisa também dados tabelados mais aprofundadas sobre o primeiro semestre de 2023, como:

Top 5 marcas por quantidade de SKUs;
Quantidade de lojas em que as Top 5 marcas estão presentes;
Número de marcas da categoria no mercado;
Número de lojas online;
Número de ofertas;
Ranking das marcas por número de skus.

Categorias de destaque

Imagine que milhares de produtos são comercializados no e-commerce diariamente. Destes produtos, muitos se encontram em marketplaces ou lojas que vendem produtos de fabricação mundial, como é o caso dos smartphones.

Para se ter uma ideia, em 2022, 40,7 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil, segundo o IDC. De acordo com a inteligência de pesquisa da WebGlobal, as marcas que mais aparecem em número de SKUs em lojas online são Samsung, Apple e Xiaomi.

O ECBR insights é um estudo realizado pela WebGlobal em parceria com o E-Commerce Brasil com dados exclusivos do mercado.

O levantamento mostra ainda a disposição pela quantidade de lojas online contabilizadas, de maneira que é possível analisar não só a concorrência do produto, bem como sua competitividade no mercado.

No caso dos notebooks, por exemplo, Lenovo, Acer e Dell aparecem com o maior destaque de SKUs. No caso da Dell, no entanto, ela é superada pela Samsung na quantidade de lojas em que os produtos se encontram disponíveis.

O ECBR insights é um estudo realizado pela WebGlobal em parceria com o E-Commerce Brasil com dados exclusivos do mercado.

Essas são apenas duas das categorias que podem ser analisadas entre milhares de outras. Além desses dados, é possível refinar a quantidade de ofertas e posição dessas companhias entre as demais.