No mundo atual, em que as compras online são uma realidade cada vez mais forte, presente e difundida, a confiança do cliente se tornou um dos fatores mais importantes para o sucesso do negócio. Durante o Fórum E-Commerce Brasil 2023, um dos desafios dos e-commerces será buscar formas de garantir aos consumidores que suas escolhas são seguras e fidedignas aos anúncios.
É comum que um único consumidor pesquise diversas vezes na internet antes de decidir suas compras e para determinar qual é a loja mais confiável de estabelecer a relação de consumo.
Então, a grande questão dos e-commerces atualmente é encontrar maneiras fáceis e eficazes de se destacar da concorrência e conquistar o público. Essa não é uma tarefa fácil, mas o Reclame AQUI sabe que os reviews dos clientes são fortes aliados e servem como prova social.
As experiências dos clientes são fundamentais para construção de uma reputação online e agregá-los nas estratégias do negócio geram impactos nos resultados de vendas, além de tornar a jornada de compra de outros consumidores mais segura.
Para isso, os e-commerces precisam ter uma ferramenta imparcial, séria e que incentive os clientes a avaliarem o produto e a loja. Deste modo, outros consumidores se sentem mais confiantes em relação às escolhas e alinham suas expectativas.
É aí que entra a RA Trustvox, a primeira e única certificadora de reviews no Brasil, oferecida pelo Reclame AQUI e parceira oficial do Google. Esta solução impulsiona as marcas em cinco diferentes pontos da jornada do consumidor. São eles:
1. Aquisição: mais de 90% dos compradores leem pelo menos um review antes de decidir comprar, segundo dados da BrightLocal. Sendo assim, as opiniões de quem já consumiu da marca influenciam na decisão de compra de futuros clientes;
2. Conversão: produtos com reviews servem como prova social e convertem até 270% mais do que produtos sem avaliações, de acordo com estudos da Spiegel Research Center;
3. Recorrência: aumentar a retenção dos clientes em 5% pode gerar um aumento de receita de 95%. É o que afirma a Bain & Company;
4. Reputação: a interação social é uma grande aliada na hora da construção da reputação, já que 88% dos consumidores tendem a comprar de empresas que respondem seus reviews publicamente. Os dados são da BrightLocal;
5. Inteligência de negócio: os dados de reviews geram insights para melhorias, e 75% dos usuários concordam que a personalização é essencial para a longevidade da marca, conforme um estudo da Adweek;
A RA Trustvox coleta os reviews dos clientes com a garantia de que são verdadeiros, já que passam por uma verificação de dados, e os divulga estrategicamente no site institucional da empresa, na página do Google e dentro do Reclame AQUI.
Dessa maneira, os e-commerces reduzem significativamente o número de clientes insatisfeitos e garantem boas experiências durante sua decisão de compra, independentemente de qual canal onde ele estiver.
Alie-se a quem mais entende de reputação e confiança na América Latina
O Reclame AQUI foi eleito o site preferido para pesquisar e buscar informações de empresas dos consumidores brasileiros. Os dados são da Provokers, que faz consultoria de marcas e negócios.
Só em 2022, o Reclame AQUI recebeu 888 milhões de visitas de consumidores. Do total, mais de 70% do tráfego da plataforma são de consumidores que estão na jornada de compra. Destes, 33% pretendem finalizar a compra no mesmo dia e 29% na mesma semana.
Por isso, trazer comentários sobre uma marca para dentro do Reclame AQUI, além do site institucional e página do Google, é uma maneira eficaz de impactar positivamente quem anda procurando pela empresa e acelerar a conversão.
E os e-commerces que estiverem no Fórum E-Commerce Brasil 2023 terão a oportunidade de saber mais sobre esta solução que aproxima o negócio dos futuros consumidores, independentemente de onde eles estiverem. Além disso, saberão como a reputação online, a confiança do cliente e as avaliações na internet estão interligadas.
Nos dias de Fórum E-Commerce Brasil 2023, o Reclame AQUI vai contar o passo a passo do sucesso para usar estrategicamente as opiniões dos consumidores, com objetivo de melhorar a aquisição, a experiência com cliente e alavancar as vendas com inteligência.