default
Publicidade: default

Buscas por IA: segundo o Gartner, volume de pesquisas em buscadores cairá 25% até 2026

default
Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Ver página do autor

Em um pronunciamento recente, o Gartner previu que, até 2026, o volume de buscas nos mecanismos tradicionais diminuirá 25%. Segundo o pesquisador, isso se dará à medida que os chatbots de IA e outros agentes virtuais ganham terreno por parte dos usuários.

default
Para executivo do Gartner, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão cada vez mais a qualidade do conteúdo, à medida em que a IA gera uma grande quantidade de informações

Alan Antin, vice-presidente analista do Gartner, observou que a pesquisa orgânica e paga são cruciais para os profissionais de marketing de tecnologia. Ainda assim, reforçou que a ascensão das soluções de IA generativa está mudando esse cenário. “As GenAI estão se tornando substitutos dos mecanismos de pesquisa tradicionais. Isso forçará as empresas a repensar suas estratégias de marketing à medida que a GenAI se integra mais profundamente em suas operações”, disse.

Qualidade do conteúdo deve permanecer

Antin enfatizou na apresentação a importância da qualidade e autenticidade do conteúdo, especialmente à medida em que os agentes virtuais assumem um papel mais proeminente. “A utilidade e a qualidade do conteúdo ainda são cruciais para o sucesso nos resultados de pesquisa orgânica”, lembrou.

Para ele, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa valorizarão cada vez mais a qualidade do conteúdo, à medida que a IA gera uma grande quantidade de informações. Também observou que as regulamentações governamentais estão começando a exigir que as empresas identifiquem os ativos de conteúdo de marketing criados pela IA — isso provavelmente afetará a forma como esse tipo de conteúdo será exibido nos mecanismos de pesquisa.

Por fim, o executivo reforçou o lembrete de que as empresas terão de concentrar na produção de conteúdos exclusivos, inclusive no intuito de trazer clientes em potencial. “O conteúdo deve continuar a demonstrar elementos de qualidade de pesquisa, como conhecimento, experiência, autoridade e confiabilidade”, concluiu.

Publicidade: default