A Gucci está de volta à plataforma de jogos Roblox. Após o sucesso das experiências anteriores, desta vez a marca de luxo terá a Gucci Town – um espaço virtual que proporciona venda de alguns produtos digitais da marca – permanentemente. Além de atrair jogadores que competem pela Gucci digital, a empresa também está apostando e se posicionando para entender o mercado imobiliário virtual.
A Gucci Town está centrada em torno de uma praça virtual circular, cercada por vários edifícios e espaços que incentivam a interatividade. Isso oferece uma primeira visão de como a Gucci Vault – a unidade de negócios que abriga seus esforços na Web3, além das vendas de Gucci vintage e produtos de marcas independentes – será interpretada no metaverso.
Vendas virtuais
Em um edifício da Gucci Vault na Gucci Town, um computador de mesa retrô de grandes dimensões imita a aparência de seus teasers preliminares do Sandbox. Lá, bolsas Blondie vintage maiores que as da vida real estão em exibição. Pop-ups compartilham detalhes sobre o item. “Esta bolsa foi selecionada pelo diretor criativo por sua particularidade, caráter e condição vintage excepcional”, diz o aviso. “A bolsa chegará em uma embalagem sob medida.”
Embora essas bolsas físicas não estejam disponíveis para compra no jogo, a loja no Roblox permite que as pessoas comprem bolsas digitais, com acesso limitado por métricas, como as datas em que estarão disponíveis e o envolvimento do jogador nos jogos.
Funciona assim: uma bolsa digital GG Monogram Gucci Blondie, vendida por 325 Robux (cerca de US$ 5), está disponível por uma semana, em junho, somente depois que as pessoas jogam 100 minijogos, criam 45 peças de arte, votam em 100 peças de arte e completam 18 caças ao tesouro diariamente.
Aposta em gaming
Entre as marcas de luxo, a Gucci tem sido de longe a mais entusiasmada em abraçar os jogos e os mundos virtuais, com testes em várias plataformas, incluindo Zepeto, Animal Crossing e Sims. Seu primeiro evento no Roblox, em maio de 2021, chamado Gucci Garden, ganhou um Webby Award em abril deste ano. Mais recentemente, a marca estabeleceu uma Gucci Gaming Academy para promover futuros jogadores profissionais de e-sports (não associados ao Gucci Vault).
Outras marcas para criar espaços virtuais contínuos no Roblox incluem Nikeland da Nike e Vans World da Vans, que incentivam brincadeiras e atividades, com produtos e compras disponíveis – mas não um tema central.
A estratégia da Gucci tem apostado mais recentemente nos esforços do metaverso e da Web3. A Gucci comprou e está desenvolvendo imóveis virtuais no concorrente da Decentraland The Sandbox.
A Gucci também foi a primeira marca de luxo a introduzir um NFT e, desde então, expandiu essa estratégia testando várias abordagens para quedas de NFT, agora comunicadas por meio de um servidor Gucci Vault Discord.
A marca construiu uma grande equipe Web3, chamada de equipe “Dream Big”, na expectativa de que os bens virtuais possam se tornar não apenas uma entidade cultural relevante, mas um potencial fluxo de receita.
Em março, o CEO da Gucci, Marco Bizzarri, disse à Vogue Business que “qualquer um que diga que a Web3 é um pretexto para vender tênis digitais perde o foco e ignora seu potencial. Há os céticos que questionam se a experiência do metaverso pode ser conciliada com os valores do luxo – que questionam o objetivo do próprio metaverso. Os colecionáveis digitais são uma gota em um oceano cujos limites ainda não foram definidos.”
Mais sobre a Gucci Town
O compartilhamento social também é incentivado: uma área de selfie permite que as pessoas tirem fotos na frente de campanhas publicitárias da Gucci. Outros itens à venda incluem skates, roupas e conjuntos de jogos, usando os novos recursos de “roupas em camadas” da Roblox, que permitem que roupas 3D realistas se ajustem a qualquer tipo de corpo de avatar. Os visitantes são recompensados por atividades com GG Gems para comprar “power-ups” (que são recursos adicionais de avatar) e itens virtuais da Gucci.
Gucci Town mudará com o tempo, de acordo com a marca, e contém vários desafios e oportunidades para os jogadores criarem e interagirem, incluindo um café, movimentos de dança especiais e uma oportunidade para as pessoas construírem e verem esculturas.
Fonte: Vogue
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