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Inteligência de dados pode revolucionar a indústria de beleza e higiene no e-commerce

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O e-commerce vem quebrando recordes de vendas anualmente. Por conta disso, torna-se fundamental às indústrias de bens de consumo se prepararem para ofertar seus produtos online e vender cada vez mais. Neste caso, a Lett apresenta o E-commerce Search Ranking, indicador que analisa a presença e o posicionamento das marcas por palavra-chave nos resultados de busca dos varejos brasileiros.

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Entre os insights do estudo, evidenciou-se que as marcas devem monitorar o posicionamento dos seus produtos no e-commerce. Base para esta afirmação chega a partir de dados da Amazon, uma vez que:

  • 80% das vendas online vem dos produtos posicionados na primeira página;
  • 70% dos shoppers iniciam a experiência de compra pela barra de busca do varejos;
  • 50% de aumento nas vendas de produtos que passam da página 2 para a página 1 do e-commerce;
  • 86% de aumento nas vendas de produtos que estão entre as 10 primeiras posições na página 1 do varejo online.

“O E-commerce Search Ranking mostra o quão facilmente determinado produto é encontrado pelo seu consumidor quando buscado no site de um varejista, e o quão bem posicionado ele está em relação aos seus concorrentes, o que tem um impacto fundamental nos resultados, já que 80% das vendas online vem de produtos posicionados na primeira página de busca.”, avalia Filipe Silveira, diretor de marketing e vendas da Lett.

E-commerce Search Ranking específico para Beleza e Higiene Pessoal

De produtos de higiene a itens de maquiagem, o setor de beleza e higiene é um dos que mais cresceram nos últimos tempos, especialmente no Brasil.

  • Brasil é o 4º maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo. (Fonte: Forbes);
  • O segmento de Beleza e Higiene teve um crescimento de 23,8% no número de pedidos em 2021. (Fonte: 45ª Webshoppers, da E-Bit/Nielsen).

O objetivo é permitir que as indústrias consigam ter visibilidade de como seus produtos estão posicionados nos varejos mais estratégicos do segmento, para que possam traçar planos de ação visando a melhorar o indicador e aumentar sua presença nas buscas.

Metodologia

Os dados coletados são referentes ao período de 01º de abril de 2022 a 30 de abril de 2022. Por meio da inteligência de dados, foram coletadas e analisadas informações a partir de buscas de 10 palavras-chave estratégicas para o segmento de beleza e higiene pessoal nos 12 maiores e-commerces do segmento. Veja o estudo completo aqui.

Palavras-chave analisadas

Beleza

  • Base
  • Batom
  • Blush
  • Hidratante Facial
  • Máscara Facial
  • Protetor Solar

Higiene Pessoal

  • Creme Dental
  • Escova de Dente
  • Fio Dental
  • Sabonete

Varejos analisados

  • Amazon
  • Americanas
  • Beleza na Web
  • Droga Raia
  • Drogarias Pacheco
  • Drogaria Pague Menos
  • Drogaria Venâncio
  • Drogasil
  • Época Cosméticos
  • Magazine Luiza
  • Mercado Livre
  • Sephora

Vale lembrar que o estudo considerou apenas os resultados de produtos que apareceram entre as 10 primeiras posições dos e-commerces analisados.

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Além disso, também levou em conta a disponibilidade para compra do produto durante as pesquisas. Neste caso, o resultado que é dado em porcentagem e varia entre 0% e 100%, considerando a quantidade de vezes em que o produto estava ou não disponível para compra quando apareceu em um dos resultados de pesquisas por alguma palavra-chave.

Share de buscas

O E-commerce Search Ranking analisa a presença das marcas nos varejos analisados, também chamado de “share de busca” ou “share of shelf online”.

O share de busca considerado no estudo refere-se a quantas vezes algum produto da marca apareceu entre as 10 primeiras posições nas buscas por determinada palavra-chave nos varejos analisados. Portanto, recebe a maior porcentagem de share a marca que teve mais produtos como resultados das buscas no período.

Na seleção de palavras-chave e varejos adotada no estudo sobre beleza e higiene, marcas globais como P&G, Isdin, Nívea, Vult e L’Óreal apresentaram os melhores resultados — e, portanto, melhor potencial de vendas.

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