Logo E-Commerce Brasil

J&T Express registra lucro no 1º semestre e operação chinesa se torna rentável pela primeira vez

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Carro vermelho da J&T Express parado em rua da China
Transportadora consolida sua liderança no Sudeste Asiático, com aumento da participação de mercado; volume de encomendas cresce na China e supera a média da indústria. (Imagem: reprodução)

A J&T Express (código de ações: 01519.HK), empresa multinacional de serviços logísticos, anunciou seus resultados parciais do primeiro semestre de 2024. A receita da transportadora atingiu a marca de US$ 4,86 bilhões, que representa um aumento ano a ano (YoY) de 20,6%. Já a receita dos serviços de entrega expressa, principal negócio da companhia, chegou a US$ 4,74 milhões, marcando um crescimento YoY de 33,7%. O lucro bruto cresceu 176,8% ano a ano, chegando a US$ 540 milhões.  

Durante o primeiro semestre de 2024, todas as métricas de lucro da J&T Express registraram resultados positivos, incluindo o lucro líquido de US$ 31,026 milhões, que representa uma reviravolta significativa em comparação com o prejuízo de US$ 670 milhões contabilizado no mesmo período do ano passado. O lucro líquido ajustado ficou em US$ 63,248 milhões, contra o prejuízo de US$ 260 milhões dos primeiros seis meses de 2023. 

O EBITDA ajustado aumentou em 795,6%, chegando a US$ 350 milhões. Já o EBIT ajustado chegou a US$ 120 milhões, atingindo, com isso, um nível saudável e sustentável de lucratividade.  

Durante o período, o volume total de encomendas da transportadora aumentou 38,3% ano a ano, atingindo a marca de 11,01 bilhões de pacotes processados. A escala de negócios da J&T Express continuou se expandindo em todas a regiões em que a empresa opera, com o volume de encomendas alcançando um crescimento consistente, sempre na casa dos dois dígitos. 

No Sudeste Asiático, o volume de encomendas cresceu 42% ano a ano, chegando a 2,04 bilhões e aumentado em 27,4% a participação de mercado da companhia na região. Já na China, o volume de encomendas subiu 37%, atingido a marca de 8,84 bilhões. Em mercados mais recentes, como Arábia Saudita e México, o volume de encomendas aumentou cerca de 64%, chegando a 140 milhões.  

De acordo com Dylan Tey, CFO da J&T Express: “no primeiro semestre de 2024, a receita total da empresa aumentou em mais de 20% ano a ano, impulsionada principalmente pelo crescimento de nossos serviços de entrega expressa em 13 países. Com nosso negócio se tornando lucrativo na China pela primeira vez, o EBIT ajustado da companhia também registrou resultados positivos pela primeira vez. No Sudeste Asiático, mantivemos uma lucratividade saudável e sustentável. Já nos nossos novos mercados, alcançamos um aumento significativo na receita e redução das perdas de EBIT, impulsionados, em especial, pelo forte crescimento do volume de encomenda e pelo aprimoramento contínuo da gestão e otimização operacional nessas localidades”. 

Crescimento do volume de encomendas na China supera a média da indústria; redução do custo por encomenda impulsiona o EBIT ajustado e operação gera lucro pela primeira vez 

Durante o primeiro semestre de 2024, a participação de mercado da J&T Express continuou a crescer, com um aumento de 37% YoY no volume de encomendas, superando as empresas concorrentes. A participação de mercado da transportadora em termos de volume de encomendas na China alcançou a marca de 11%, que representa o aumento de 1,1 ponto percentual ano a ano.  

Esse resultado se deve, sobretudo, ao bom aproveitamento das oportunidades de crescimento surgidas com o rápido crescimento do social e-commerce e à captação de novos clientes por meio de serviços competitivos e preços atrativos. Além disso, a J&T Express continuou a desenvolver negócios em cidades e vilarejos menos desenvolvidos da China (lower-tier markets), firmando parcerias com diversas plataformas de e-commerce, com o objetivo de garantir a chegada de serviços de entrega a regiões mais remotas, contribuindo para expansão do comércio eletrônico em áreas, até então, consideradas de difícil acesso. 

Também ao longo do primeiro semestre, a receita da J&T no mercado chinês alcançou a marca de aproximadamente US$ 3 bilhões, registrando um aumento anual de cerca de 36%. O EBITDA ajustado atingiu US$ 200 milhões, e o EBIT ajustado chegou a um resultado positivo pela primeira vez, chegando a US$ 59,595 milhões. 

Isso se deve, em grande parte, a um índice de receita relativamente estável ao longo do período, com a redução de cerca de 6% do custo unitário por encomenda, que ficou em US$ 0,32. Esse fenômeno também foi beneficiado pela implementação contínua de um sofisticado processo de gerenciamento e otimização operacional na China, que tem contribuído para tornar toda a rede da empresa mais sólida e eficiente.  

Empresa mantém a liderança no Sudeste Asiático pelo quarto ano consecutivo, graças à sua crescente participação de mercado e à otimização da qualidade dos serviços 

Graças à cobertura e à solidez de sua rede logística no Sudeste Asiático, bem como ao preço atrativo de seus serviços e ao bom relacionamento com clientes, a J&T Express segue assumindo vantagens competitivas na região. O volume de encomendas aumento 42% ano a ano na localidade e a participação de mercado da transportadora chegou a 27,4%, crescendo 2 pontos percentuais em relação a 2023. 

A J&T Express também continua aproveitando novas oportunidades de mercado no Sudeste Asiático para captar clientes tanto dentro quanto fora do e-commerce. O surgimento do social e-commerce e o aumento do volume geral de encomendas do comércio eletrônico também têm favorecido as operações da transportadora, que mantém um forte compromisso com a qualidade dos serviços prestados.

Prova disso é que, no primeiro semestre de 2024, o tempo médio de entrega de encomendas realizadas pela empresa caiu 13,8% YoY, na região.  No mesmo período, a receita das operações da J&T no Sudeste Asiático cresceu 22%, chegando a US$ 1,52 bilhão. O EBITDA ajustado subiu 13%, alcançando a marca de US$ 210 milhões, enquanto o EBIT ajustado aumentou 46% ano a ano, atingindo os US$ 130 milhões. 

Negócios da empresa em novos mercados registraram rápido crescimento e expandiram ativamente a base de clientes no e-commerce local 

A J&T Express segue adentrando novos mercados e, assim, tem expandido rapidamente sua escala de negócios. O volume de encomendas nessas localidades também tem crescido em alta velocidade. Para além das parcerias mantidas com o e-commerce transfronteiriço à China, a transportadora também tem desenvolvido e mantido ativamente bons relacionamentos com plataformas locais, como a Noon, do Oriente Médio, e a Salla, da Arábia Saudita.

Em paralelo, a demanda por serviços de encomendas para clientes individuais e organizações comerciais desses novos mercados tem aumentado. Para atender a essa necessidade, a empresa lançou o produto J&T SPEED, no Oriente Médio. 

Durante o primeiro semestre de 2024, a receita de novos mercados atingiu a marca de US$ 290 milhões, que representou um aumento de aproximadamente 1,2x ano a ano. Esse crescimento foi impulsionado pela alta de 64% ano a ano no volume de entregas regionais. Nesse mesmo período, o lucro bruto alcançou marcas positivas, chegando a US$ 35,022 milhões, enquanto a perda de EBITDA ajustada diminuiu significativamente para US$ 7,84 milhões.  

Empresa continua a aprimorar sua experiência de serviço, solidificando o caminho para seu desenvolvimento global 

A J&T Express está comprometida em fornecer aos seus clientes uma experiência aprimorada em serviços logísticos, construindo novos centros de triagem próprios, aumentando a eficiência de suas frotas de transporte com operação própria e investindo em equipamentos automatizados em diversos mercados. 

Até o final do mês de junho, a transportadora tinha aproximadamente 8 mil parceiros de rede e cerca de 19,9 mil pontos de venda. A empresa operava 237 centros de triagem equipados com 254 linhas automatizadas. Sua rede de transporte compreendia mais de 4,1 mil rotas de transporte, utilizando mais de 9,9 mil veículos, sendo 5,7 mil de propriedade da companhia.  

O presidente executivo da J&T Express, Fan Suzhou, declarou: “nesse período financeiro, alcançamos a lucratividade pela primeira vez, estabelecendo uma base mais sólida para o desenvolvimento sustentável e de longo prazo da empresa. Nosso objetivo estratégico é construir uma rede de entrega expressa que atenda a diversos países ao redor do mundo e não só plataformas internacionais de e-commerce, mas também clientes locais. Dessa forma, poderemos estabelecer vantagens competitivas a longo prazo, por meio de uma rede abrangente, soluções econômicas e serviços de excelência. Olhando para futuro, seguiremos monitorando de perto a dinâmica do mercado global e selecionando cuidadosamente os melhores momentos e métodos para adentrar novos mercados. Acreditamos firmemente que, com trabalho duro e inovação contínua, atenderemos melhor os nossos clientes globais e alcançaremos nossos objetivos de crescimento a longo prazo”.