A Lolja, loja virtual de camisetas extraordinárias, acaba de lançar sua operação em Portugal por meio da tecnologia da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina. Fundado em 2012, o negócio sempre teve o objetivo de proporcionar aos consumidores uma experiência cultural, inovadora e extraordinária. O movimento de internacionalização aconteceu devido ao interesse do público português pelos produtos do negócio. Essa é a primeira loja da Nuvemshop no país.
“A Lolja é referência em fazer coleções com criadores de conteúdo no Brasil e somos a primeira loja oficial do Youtube no país. Então, nós começamos a enxergar um interesse do público de Portugal pelos nossos produtos. Isso se dá porque os portugueses consomem muito conteúdo do Youtube brasileiro”, explica Juana Alcaraz, diretora de planejamento da marca.
Quando notou essa oportunidade, em 2020, a Lolja começou a vender os produtos para Portugal por meio de parceiros. Naquele momento, as encomendas eram enviadas do Brasil. “Acontece que a entrega era demorada e o valor do frete não era tão atrativo, por isso veio a ideia de ter uma base em Portugal”, conta Juana.
Lançamento foi possível em conjunto com a Nuvemshop
Começar um empreendimento em outro país é uma ação que envolve vários desafios. Segundo Juana, os principais têm sido entender como o público português se comporta em relação ao e-commerce, quais são suas preferências de pagamento, entrega, trocas etc.
Entretanto, contar com os parceiros certos se mostrou fundamental para a concretização desse novo momento do negócio. “A principal ferramenta que nos ajudou no processo foi a Nuvemshop. Nós duplicamos o site que já trabalhávamos aqui no Brasil para poder vender na Europa também. Isso facilitou bastante o andamento porque já conhecíamos a ferramenta e foi bem mais fácil configurar todos os produtos. Além disso, pudemos contar com o suporte da plataforma para solucionar alguns problemas que tivemos pelo caminho”, destaca a empreendedora.
Além disso, ter um suporte de qualidade é ideal para quem vende on-line. Por isso, desde 2019, a Lolja optou pela Nuvemshop Next da Nuvemshop. A solução é focada em empresas já consolidadas e em crescimento. Nela, o lojista conta com a análise das melhores estratégias de e-commerce para o negócio e com mais de 1.000 parceiros e integrações, um gerente dedicado, suporte preferencial e benefícios nos meios de pagamento e envios.
Na época, o negócio buscava por um serviço confiável e com bom custo-benefício em uma plataforma de comércio digital estável e intuitiva, e foi exatamente o que encontraram na Nuvemshop. Afinal, a plataforma oferece suporte rápido, sete dias por semana, 24 horas por dia. Isso é fundamental para um e-commerce que não pode parar.
Futuro de crescimento
As expectativas para os próximos meses são as melhores possíveis. “Ainda não temos nem um mês do lançamento da Lolja em Portugal e já vendemos para países que nunca tínhamos vendido antes, como França, Alemanha, Itália e Luxemburgo. Nossa ideia é expandir e disponibilizar cada vez mais coleções dos nossos parceiros para serem vendidas em toda a Europa”, finaliza Juana.
De acordo com Guilherme Pedroso, country manager para o Brasil da Nuvemshop, o propósito da plataforma é justamente potencializar histórias como essa. “Um dos nossos pilares é pensar grande, porque sabemos que os sonhos dos empreendedores brasileiros não têm limites. Por isso, por meio de ferramentas robustas, recursos tecnológicos de ponta e uma equipe experiente em e-commerce, reduzimos as barreiras do empreendedorismo e fazemos valer nosso propósito de transformar sonhos em histórias que transcendem”, ressalta.
Leia também: Nuvemshop anuncia fundo de investimento de R$ 55 milhões na América Latina