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Mais da metade das mulheres brasileiras desejam empreender, aponta Mastercard

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Por: Alice Lopes

Jornalista da redação E-Commerce Brasil

Estudante do 8° período de jornalismo, sou apaixonada por cultura pop e redatora de moda e beleza. Com mais de um ano de experiência em redação, migrei por diversas editorias até encontrar algo que fizesse o meu coração bater mais forte. No tempo livre, aprecio música, uma boa leitura e dança.

No Brasil, oito em cada dez mulheres já consideraram abrir ou administrar o próprio negócio, mas 53% ainda não conseguiram dar o primeiro passo. O maior obstáculo para esse avanço é a falta de financiamento, apontada por 37% das mulheres como a principal barreira para empreender atualmente.

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(Imagem: reprodução)

Esses dados são de uma pesquisa realizada pela Opinium Research a pedido da Mastercard. Conduzido entre 16 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025, o estudo entrevistou 42,5 mil mulheres em 41 países, sendo 2 mil no Brasil.

Embora o interesse pelo empreendedorismo seja crescente, o estudo revela que apenas 58% das mulheres brasileiras se consideram empreendedoras, um percentual próximo ao dos homens (60%). Entre aquelas que desejam iniciar um negócio, os setores mais procurados são vendas online (20%), alimentação e bebidas (18%) e cosméticos (18%).

Além disso, a pesquisa também mostrou que 24% das mulheres acreditam não ser possível para pessoas como elas abrirem um negócio. Esse número é ainda mais alarmante entre as mulheres da Geração Z, com 33% compartilhando dessa percepção.

Outro dado relevante é o aumento na busca por fontes de renda extra: cerca de 68% das mulheres brasileiras possuem um trabalho paralelo, uma porcentagem superior à média da América Latina, que é de 49%.

Inteligência Artificial como ferramenta de crescimento

A pesquisa aponta que 58% das empreendedoras já utilizam Inteligência Artificial (IA) em seus negócios, e cerca de 71% relatam que a tecnologia trouxe benefícios, como otimização de tempo e redução de custos. No entanto, 47% ainda se sentem inseguras quanto a fraudes e ataques cibernéticos, o que pode se tornar um desafio significativo para o crescimento sustentável de seus negócios a longo prazo.

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